Ricardo Panela e Nuno Vieira de Almeida

 

Ricardo Panela
Natural de Ílhavo, o barítono Ricardo Panela tem-se afirmado como um performer premiado de grande versatilidade, com um repertório que vai desde o período Barroco até à Ópera Contemporânea.
Venceu em 2019 o prémio de Melhor Intérprete no Festival de Ópera Armel, na sequência da sua interpretação do papel Leporello na ópera Don Giovanni de Mozart, no Equador e em Budapeste. É de assinalar que foi a primeira vez que esta obra foi apresentada na íntegra no país Latino-Americano.
Também recentemente, criou o papel de De Valetta, na ópera City of Humanity de Reuben Pace em Malta, ópera essa que foi composta no âmbito da elevação do País a Capital Europeia da Cultura 2018. Ainda em 2018, estreou-se com valorosas críticas na Lilian Baylis House da English National Opera, no papel titular na ópera Mad King Suibhne de Noah Mosley, e também em Espanha, no papel de Lescaut na ópera Manon de Massenet para a Ópera de Valladolid.
Em Portugal, estreou-se no Teatro Nacional de S. Carlos como Oficial na ópera Dialogues des Carmélites de F. Poulenc com encenação de Luís Miguel Cintra e direcção do maestro João Paulo Santos. Regressou mais tarde ao mesmo teatro para interpretar os papeis de Cadeirão e Árvore na ópera L’enfant et les Sortilèges de M. Ravel, e teria interpretado na presente temporada os papeis de Sapateiro e Imperador na Trilogia das Barcas de Joly Braga-Santos, mas a produção foi cancelada devido à pandemia de COVID-19.
Outros destaques recentes incluem as estreias em Londres das óperas Don Chisciotte (Sancio Pancia) de S. Mercadante, na Leighton House Museum, e da ópera Los Martirios de Colón (Colon) de Federico Ruiz, no Southbank Centre. Do seu repertório constam, entre outros, os seguintes papéis: Valentin em Faust (Opéra Valladolid), Harlekin em Ariadne auf Naxos e Malatesta in Don Pasquale (ambas para o Longborough Festival Opera), Marcello em La Bohème (Regent’s Opera) e Figaro em Il Barbiere di Siviglia (Westminster Opera).
Ricardo foi recipiente durante dois anos consecutivos de uma Bolsa de Aperfeiçoamento Artístico da International Opera Awards Foundation. Estudou com Juracyara Baptista, António Salagado, Laura Sarti e, actualmente, com Sherman Lowe.
Nuno Vieira de Almeida
Nuno Vieira de Almeida estudou em Viena com Leonid Brumberg e em Londres com Geoffrey Parssons.
Como pianista de Lied trabalhou com grandes nomes internacionais como Gundula Janowitz, Peter Weber ou Gabriele Fontana e gravou inúmeros CDs de música portuguesa para voz e piano com os mais importantes cantores portugueses. Com alguns destes deu a primeira audição portuguesa do conjunto de canções de Kurt Weil com o título The unknown Kurt Weil.
Tem dado a conhecer em Portugal uma enorme quantidade de compositores e efectuado inúmeras primeiras audições de compositores portugueses.
É professor de repertório e coordenador do departamento de canto na Escola Superior de Música de Lisboa, e doutorado em Musicologia Histórica pela Universidade Nova.
Susana Gaspar
A soprano portuguesa Susana Gaspar foi membro do Jette Parker Young Artists Programme em 2011-13 na Royal Opera House, Covent Garden. Estudou na escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa, na Guildhall School of Music & Drama e no National Opera Studio em Londres. Representou Portugal em 2013 na competição Cardiff Singer of the World. Apresentou-se em várias prestigiosas salas de espectáculo internacionais, como: Royal Opera House, Royal Albert Hall (BBC Proms), Teatro Nacional de São Carlos. Dos papeís operáticos distiguem-se: Mimì La Bohème; Cio-Cio San Madama Butterfly; Marguerite Faust; Manon Manon; Gilda Rigoletto; Violetta La Traviata; Voce del Cielo Don Carlo; Gianetta L’elisir d’amore; Paride Paride ed Elena; Clarice Il mondo della Luna; Azema Semiramide. Trabalhou com Gustavo Dudamel (Simón Bolívar Symphony Orchestra), Sir Antonio Pappano, Sir Mark Elder, entre outros.
A sua discografia inclui vários discos para Opera Rara e Naxos.
Alberto Sousa
Alberto Sousa nasceu na Madeira. Estudou canto na Universidade de Aveiro com António Salgado e concluíu o Mestrado em Ópera na Guildhall School com Laura Sarti.
Cantou inúmeros papéis principais tais como Rodolfo em La Bohème, Faust, Alfredo em La Traviata, Duca em Rigoletto e Don Carlo. Foi também solista em oratórios como o Requiem de Verdi, Stabat Mater e Petite Messe Solennelle de Rossini, Messa di Gloria de Puccini e o Requiem de Mozart no Gran Teatre del Liceu (Barcelona). Teve uma digressão no Japão e várias pela Europa com a ópera Orlando Paladino de Haydn. Recentemente foi o cover do papel titular n’O Nariz de Shostakovich.

Discos