Pedro Mestre

Pedro Mestre é natural da Aldeia da Sete (Castro Verde, Baixo Alentejo) e tem dedicado a sua vida à música tradicional alentejana, desenvolvendo inúmeros projetos na área da música e da recolha etnográfica.

É um entusiástico cantor e tocador-construtor de viola Campaniça e um reputado dinamizador e divulgador do Cante Alentejano, sendo fundador e ensaiador de vários grupos corais, integrando alguns deles.

Participou em diversos projetos musicais a nível nacional e internacional com destaque para: “Grupo Viola Campaniça”; o Grupo de cante tradicional “4uatro ao Sul; Grupo Rastolhice; “Encontro de Violas – Viola Campaniça e Viola Caipira – Pedro Mestre e Chico Lobo”; “Les Voix Du 7 Sóis”, Orquestra do Festival “Sete Sóis Sete Luas”; Campaniça Trio; Alentejo Cantado.

Participou, promoveu e dirigiu diversos espetáculos e iniciativas relacionadas com o Cante Alentejano, sendo mentor e animador do projeto “Cante nas Escolas”, que abrange o 1.º ciclo do ensino básico. Dessa iniciativa nasceram grupos corais juvenis em vários municípios alentejanos. Em 2009 iniciou a disciplina de Cante Alentejano na Academia Sénior de Serpa.

Em 2015 apresentou o seu primeiro trabalho discográfico a solo “Campaniça do Despique”, distinguido em 2016 com o Prémio Carlos Paredes. Em 2017 apresentou o DVD do concerto Pedro Mestre & Convidados, realizado no CCB, em Lisboa, a 22 de setembro de 2015. Em 2017 assumiu a coordenação do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, sediado em São Martinho das Amores (concelho de Odemira). Em 2019 lançou, com o apoio da Fundação GDA o seu segundo trabalho discográfico “Mercado dos Amores.”

Discos