Pedro Melo Alves

Pedro Melo Alves é um dos bateristas e compositores em maior destaque na cena musical vanguardista dos últimos anos em Portugal. Explorador das possibilidades expandidas da percussão, improvisador, compositor ambicioso para pequenas e grandes formações e programador, o seu trabalho é conhecido pela atitude exploratória e pelo cruzamento ambicioso de circuitos estéticos, do jazz e erudita à música eletrónica, experimental e rock.
Tendo sido galardoado com diversos prémios e nomeações (Prémio de Composição Bernardo Sassetti, El Intruso Banda Revelação 2021, Músico Nacional do Ano 2017 jazz.pt, Premio Internazionale Giorgio Gaslini, Prémios Play 2021), tem estado progressivamente mais presente na cena musical internacional, apresentado os seus projectos em eventos como o Jazzahead (Alemanha), 12 Points Festival (Irlanda), Europe Jazz Conference (Portugal), Saalfelden Jazz Festival (Áustria), Ljubljana Jazz Festival (Eslovénia), Suoni Per Il Popolo (Canadá), Südtirol Jazz Festival (Itália) ou Jazz em Agosto (Portugal).

Nascido em 1991 no Porto, Pedro Melo Alves estudou Bateria Jazz (ESMAE, Porto, 2011), Piano Jazz e Clássico (ESTAL, Lisboa, 2014) e Composição Musical (ESML, Lisboa, 2015).

Com encomendas de instituições como o Guimarães Jazz, a Culturgest, a RTP ou a Fundação Serralves, Pedro tem-se tornado um dos músicos mais prolíficos e requisitados da sua geração e tem-se cruzado em palco e estúdio com músicos como Mark Dresser, Ra Kalam Bob Moses, Joe Morris, Sun Ra Arkestra, Eve Risser, Luke Stewart, Theo Ceccaldi, John O’Gallagher, Hery Paz ou Jacqueline Kerrod
Actualmente lidera e compõe para projetos como a sua Omniae Large Ensemble, The Rite of Trio, In Igma, os duetos de percussão com João Pais Filipe ou Pedro Carneiro, e pertence a vários projetos como o Luís Vicente Trio, Alma Tree com Ra Kalam Bob Moses e Vasco Trilla, Catacombe, Surma, Memória de Peixe, Tim Tim por Tim Tum, Rodrigo Brandão ou Dead Club.
Em paralelo, Pedro compõe para Teatro, Dança, Cinema e encomendas de música erudita e programa ciclos de música no Ermo do Caos (Porto) e Água Ardente (Lisboa).

Discos