Pedro Jóia

 

Pedro Joia (nascido a 30 de maio de 1970 em Liège, Bélgica) artista intérprete, compositor e diretor musical é considerado um dos melhores guitarristas portugueses.
Começou a tocar guitarra aos sete anos de idade e aos 14 entrou para o Conservatório Nacional de Música. Dois anos depois começou a estudar guitarra flamenca com Paco Peña, Gerardo Núñez e Manolo Sanlúcar.
Começou a tocar profissionalmente a partir dos 19 anos, tanto a solo como com diferentes formações na Europa, Ásia, América do Sul e África.
Compôs regularmente para teatro, cinema e editou seis CDs em nome próprio. Entre 1997 e 2003 foi professor na Universidade de Évora. Nos cinco anos seguintes, viveu no Brasil e tocou regularmente com Ney Matogrosso, Yamandú Costa e Gilberto Gil entre muitos outros.
Em 2008, recebeu o Prémio Carlos Paredes pelo seu álbum “À Espera de Armandinho”. Em 2011, iniciou uma estreita colaboração com alguns dos mais promissores nomes do novo fado como Raquel Tavares e Ricardo Ribeiro, explorando novas abordagens musicais ao fado tradicional.
É, desde 2012, diretor musical da digressão da icónica fadista Mariza, tocando com os Resistência, combinando estas atividades com os seus projetos pessoais, como o Pedro Joia Trio.

Discos