Paulo Oliveira

 

Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da FCT, Paulo Oliveira doutorou-se com distinção na Universidade do Kansas, EUA, onde foi aluno de Sequeira Costa durante quase uma década.

Iniciou os seus estudos musicais com Joaquim Bento. Estudou ainda com Margarida Almeida e Felipe Silvestre na Academia de Música S. Pio X e com Tania Achot na Escola Superior de Música de Lisboa. Outros professores relevantes na sua formação foram Helena Sá e Costa, Luiz de Moura Castro, Andrei Diev, Vladimir Viardo, Vitaly Margulis, Aldo Ciccolini, Paul Badura-Skoda e Dmitri Bashkirov.

Foi distinguido com diversos prémios em concursos nacionais e internacionais, destacando-se o prémio que obteve no “Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta,” o 1º prémio no “Concurso Internacional Bartók-Kabalevsky-Prokofiev,” o 2º prémio no “Concurso de Interpretação do Estoril” e o 1º prémio no “Festival Jovens Pianistas 2010 – Prémio Chopin” – organizado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa. Foi ainda vencedor da “Kansas University Symphony Orchestra Concerto Competition”.

Apresentou-se a solo, com orquestra e em música de câmara em Portugal, Espanha, Andorra, Itália, França, Inglaterra, Polónia, Brasil, EUA, e gravou para a Antena 2, Radio France e Catalunya Ràdio.

Tocou a solo com a Orquestra Sinfónica da Universidade do Kansas, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra do Algarve, Orquestra do Norte, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção dos maestros Nicholas Uljanov, Steven McDonald, Pedro Neves, Ferreira Lobo, Cesário Costa, Jean-Marc Burfin e Daniel Klajner.

É regularmente convidado a orientar masterclasses no país e no estrangeiro e tem integrado vários júris de concursos nacionais e internacionais. Lecionou no Instituto Piaget, Conservatório Nacional e na EMNSC. Actualmente, integra o corpo docente da Academia de Música de Santa Cecília e da Academia Nacional Superior de Orquestra | Metropolitana.

Discos