O Lendário Homem do Trigo

O Lendário Homem do Trigo é um projeto a solo do músico/compositor Hugo Correia, multi-instrumentista nascido em Trás-os-Montes.
Hugo Correia tem dividido a sua vida artística entre a carreira de músico de Orquestra, como Solista A do naipe de contra-baixos da Orquestra Filarmonia das Beiras, desde 2000, e a sua carreira como compositor e produtor, onde se destacam os projetos Fadomorse, Só Vicente e O Lendário Homem do Trigo.

Colabora regularmente, desde 2007, com a companhia de Teatro de Aveiro Efémero e com o Teatro Universitário de Aveiro – Gretua, enquanto compositor das bandas sonoras. Passados 8 anos da estreia da sua primeira banda sonora para a peça “Zoo de Cristal“ de Tennessee Williams, levada a cena em 2007 pela Efémero, no ano de 2015, decidiu transpor alguma dessa música cénica para o palco em nome de O Lendário Homem do Trigo.

A par da estreia da peça “Judite”, de Bruno dos Reis, no ano de 2015 editou o primeiro disco “Ninho”. Estreou-se ao vivo em Lisboa no concurso “Verdes Anos – homenagem a Carlos Paredes“, alcançando o 1º. Lugar com a versão do tema “Mudar de Vidas“. A primeira apresentação em formato concerto foi no Sofar Sounds na cidade do Porto em Dezembro de 2015. A reação do público tem sido positiva, visto ser um projeto instrumental.

Destacam-se alguns dos festivais por onde passou como o Um ao Molhe (2016), L burro i L Gueiteiro, No Noise (Sonoscopia), Jazz na Caixa (2017), BOOM Festival 2018, Farria (2019) e Aveiro é Nosso (2020). Em Janeiro de 2018 iniciou um ciclo de concertos pedagógicos no Conservatório de Santa Comba Dão. No seminário, aos alunos abordou a exploração eletro-acústica da Guitarra Portuguesa Elétrica e Acústica, Viola Braguesa, Piano,Violoncelo e Guitarra Elec. Variax, mostrando, em tempo real, o processo criativo e o uso de software e hardware que permitem essa mutação imbrica e uma criatividade sem limites. Como “one man show“ e multi-instrumentista, o conceito musical do concerto ao vivo, passará sempre pela improvisação.

Discos