Nelson Duarte

 

Nelson do Carmo Duarte, nascido na freguesia de Cedofeita, Porto, em 15 de Março de 1950.
Iniciei a vida Artística no velhinho Cine Teatro Vale Formoso, Porto em 1967, então com a direcção do saudoso Fernando Gonçalves e cujo programa que dirigia tinha o nome de “FESTIVAL”, mais tarde iria dar o seu título à Rádio com o mesmo nome e superiormente “COMANDADA” por José Neves, o Senhor Fado.
Fazia na altura música ligeira ma aquando da minha passagem por Angola e conhecendo um tremendo intérprete de Fado, Augusto Amaral (ainda hoje aos oitenta e tal é um potencial Carlos Ramos), canta na Taberna Del Rei.
Enveredei pelo Rigoroso (Fado), em 1980 e desde então, editei 6 CD’S a que dei os títulos, “Prova D’Amor”, ” Dupla Face” , “A Noite do Regresso”, estes acompanhado por Eduardo Jorge e o saudoso, Fernando Coelho Guitarrista e Viola. Seguiram-se “Fados do Meu Fado” 2002, com Eduardo Jorge e Alexandre Santos , “Um Brinde à Vida” 2. Por último, 2016, “FADOS À MERCÊ DA VIDA” e cujo prefácio é do Dr. Hélder Pacheco e os guitarristas, Miguel Amaral, André Teixeira e Baixo, Zé Alberto.
Tenho actuado em todos os locais onde o Fado acontece, desde Casinos (Póvoa, Figueira da Foz), Coliseus de Lisboa e Porto, várias Noites de Fado organizadas pela Casa da Imprensa, homenagem que a CM de Lisboa fez a Fernando Maurício no Coliseu dos Recreios em 2003, Sá da Bandeira, homenagens a Fernanda Batista e Anita Guerreiro, por Portugal e estrangeiro, nomeadamente, França (Lyon, Clermont Ferrand, Espanha ( Corunha e Madrid), Suécia (Malmo, Casa de Portugal) e outros, assim como casas de Fado como “Casa da Mariquinhas, Taberna Real do Fado, onde sou um dos “residentes” conjuntamente com a Cristina Batista, superiormente dirigida pelo Carlos (ex-Mariquinhas), ainda, Mal Cozinhado, Restaurantes e nas mais diversas colectividades deste País. Programas de TV como, “A Praça”, “Portugal no Coração” RTP, “A Vida É Bela”, “Você na TV” TVI.

Discos