Miguel Rocha

Iniciou os seus estudos no Conservatório do Porto com Isabel Delerue. Em 1983, prossegue a sua formação no estrangeiro com M. Strauss (Paris), Vectomov (Praga), Iankovic (Maastricht), Aldulescu, Pergamenchikov (Basileia), Fallot (Lausanne). Obteve vários diplomas com a máxima classificação, entre os quais o 1º Prémio de Virtuosidade do Conservatório Superior de Lausanne e o 1º Prémio do Concurso Internacional de Música UFAM. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian de 1983-85, para estudar em Paris e na Academia Superior de Praga. Prosseguiu o seu aperfeiçoamento no Conservatório de Maastricht e na Academia Superior de Basileia, como bolseiro da SEC.
Participou em estágios de Pedagogia na Manhatan Universitycom Burton Kaplan e igualmente em cursos de interpretação com Paul Tortelier, C. Henkel, Janos Starker, P. Muller, M. Tchaikovskaia. Efectuou concertos em  França, Suíça, Alemanha,  Itália, Espanha, México, Brasil e EUA. Foi violoncelista solo na “Sinfonieta de Lausanne” de 1996 a 1999. Leccionou durante 10 anos em várias escolas em França, nomeadamente no Conservatoire Nationalde Belfort, Grenoble, Annecy e na Suiça, em Lausanne, de 1997 a 2000. Em 2001, regressou a Portugal, onde desenvolve uma intensa actividade como solista e músico de câmara, assim como pedagogo, na Escola Superior de Castelo Branco – ESART. Tocou em várias formações com Ana Bela Chaves, António Rosado, Luíz Moura Castro, Daniel Rowland , Miguel Borges Coelho, Aníbal Lima, Filipe Pinto Ribeiro, etc.
Como membro do Duo Contracello gravou três CD. Com o Trio Athena, gravou um CD em França, com os trios de Debussy e Beethoven.

Discos