Melo D

 

Nascido em Angola e criado em Portugal, Melo D despertou para a música na década de 80, em 1984, ao assistir à estreia dos primeiros filmes sobre o break dance.

As primeiras gravações datam do extinto programa musical Pop Off, em 1991, na altura integrando o projeto The New Decade da Amadora. No entanto, seria enquanto membro dos The Family que viria a gravar em 1994 dois temas na primeira compilação de hip-hop português, Rapública.

Entre 1994 e 2000 integra a banda Cool Hipnoise, com quem gravaria “Nascer do soul”, em 1994, e o aclamado “Missão Groove” vencedor do melhor disco de música portuguesa nos extintos prémios Blitz em 1997.

Em 2003 grava o disco “Outro Universo”, com o qual recebe as melhores críticas e destaques na imprensa especializada, chegando a ser capa e eleito disco do ano pela revista IpsÍlon do jornal Público.

Em 2005 é editado “Chega de Saudade”.

Entre 2005 e 2011 estuda em Barcelona produção de música eletrónica na escola de engenharia de som SaeInstitute, e estagia no estúdio do dj/produtor e seu professor Alex Brinken, de quem se tornou amigo e com quem partilha o projeto J.A.M.

2010, Ano de lançamento dos J.A.M., projeto de música eletrónica que conta já com temas editados pela editora de Barcelona ”Novo Music” e um tema recentemente editado pela sueca Kant Recordings com remisturas de Soul Minority, Himan e HakanLidbo.

2013 é o ano em que Melo D termina o 6 month full time guitar course em Londres na London Music School.

Em 2016 grava o disco “Sou(l) de Lisboa”.

Em dezembro de 2021 grava “Requiem”.

Em Março de 2023 grava o disco “As aventuras de El Sombra” do seu alter ego El Sombra, o cara podre.

Discos