Mário Franco Trio

Mário Franco, Sérgio Pelágio e André Sousa Machado conheceram-se enquanto alunos da Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal no início dos anos 80. Nessa altura revelou-se entre eles uma grande empatia musical que os levou naturalmente a criar o Art Jazz Trio, um dos grupos marcante e influentes na história do Jazz feito em Portugal.

Desde essa época nunca mais perderam o contacto artístico. Continuaram a tocar juntos regularmente, cruzando-se em diversas formações lideradas por outros músicos, entre eles Mário Laginha, Bernardo Sasseti, Carlos Martins ou Andy Sheppard.

Em 2009, voltaram a reunir-se enquanto Trio para atuarem no Hot Clube de Portugal. Não voltaram a separar-se. Desde então, desenvolvem um repertório muito particular e extenso, que inclui arranjos de standards e composições originais. Construiram, assim, um som de grupo e uma capacidade de interplay que os destaca no atual panorama do Jazz nacional e internacional.

As influências do grupo são muito diversas e abrangentes e espelham as carreiras individuais dos três músicos: Mário Franco, contrabaixista mas igualmente bailarino e compositor regular para peças de dança e cinema; André Sousa Machado, baterista mas colaborador regular com músicos de outras áreas tais como Fausto ou Rão Kyao e Sérgio Pelágio guitarrista e fundador da companhia de teatro/dança Real Pelágio, compondo frequentemente para dança.

Discos