Isabel Vaz

Isabel Vaz nasceu em Lisboa, estando atualmente sediada em Amesterdão, onde faz parte da Noord Nederlands Orkest, com a qual colabora em regime de part-time.

Começou a estudar violoncelo aos sete anos com Luís Estêvão da Silva e Maria José Falcão, na Fundação Musical dos Amigos das Crianças.

Completou a licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, com Clélia Vital e Irene Lima (música de câmara), e o mestrado no Conservatório de Amsterdão, na classe de Dmitry Ferschtman, com o apoio da Fundação Gulbenkian.

Durante esse período de estudo participou em dois intercâmbios de um semestre cada um, o que lhe deu a oportunidade de estudar com Vaclav Bernasek, na HAMU, em Praga e com Alan Stepansky, na Manhattan School of Music, Nova Iorque.

Participou ainda em masterclasses com Gary Hoffman, Natalia Shakovskaya, Valter Despalj, Giovanni Sollima, Jeroen Reuling, Márcio Carneiro, Michel Strauss, António Meneses.

Entre 2013 e 2015 integrou o Quarteto Indaco, com o qual frequentou o mestrado em quarteto de cordas na Hochschule für Musik, em Hannover, orientado pelo Professor Oliver Wille. Durante esse período, o quarteto apresentou-se em vários festivais internacionais e salas de concerto importantes por toda a Europa, colaborando com músicos de renome internacional, como Bruno Canino e músicos do Quartetto di Cremona.

Isabel Vaz foi distinguida em vários concursos nacionais e internacionais, a solo e em música de câmara. Recebeu o 3.º prémio e prémio do público no Concurso de Interpretação do Estoril 2012; 1.º prémio no Prémio Jovens Músicos 2009 (música de câmara); 1.º prémio no Concurso Internacional de Música de Câmara Guido Papini 2013; o prémio Jeunesses Musicales Deutschland no Premio Borciani 2014, o 3.º prémio no Concurso Internacional de Música de Câmara de Val Tidone 2014; Prémio especial discográfico no Concurso de música de câmara Salieri Zinetti 2015 e o 1.º prémio no Concurso de Interpretação do Estoril 2016.

Também se dedica à música de câmara, integrando o Haarlem Piano Trio e, juntamente com o pianista Vasco Dantas, faz parte da direção artística do Algarve Music Series (antigo Festival Internacional de Música de Câmara do Algarve).

Ao mesmo tempo, tem colaborado em concertos a solo com várias orquestras em Portugal e no estrangeiro.

Isabel Vaz toca num violoncelo francês do século XVIII e o seu arco, da autoria de Andreas Grutter (Amesterdão), foi adquirido graças ao apoio da Fundacao holandesa SEM (Stichting Eigen Muziekinstrument).

Discos