Linda Valadas

Actriz e encenadora

Estudou teatro com Marcia Haufrecht em Nova Iorque, Scott Williams em Londres e com João Mota e Bruno Schiappa em Portugal. Trabalhou como intérprete com Nuno Pino Custódio, Alexandre Lyra Leite, Wojtek Ziemilski, Graham Vick, Ana Padrão, Ron Howell, Catarina Trota, entre outros criadores. No cinema, em Portugal, trabalhou com Claudia Clemente em O dia em que as cartas pararam, Ricardo Espírito Santo em Reflexos. Em Itália e no Reino Unido filmou com Amir Gere, Broken Guitar, João Paulo Simões, Where her dreams ends, Joseph Tito, Death of the Virgin e Sheena Holliday, Persona.
Tem trabalhado como actriz e voice over artist.

Nomeada para os Globos de Ouro 2016, com o espectáculo de teatro, E Morreram Felizes Para Sempre, com encenação de Ana Padrão e coreografia de Catarina Trota.

Mestrado em Teatro, especialização em Encenação, na ESTC – Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.

De entre os seus trabalhos mais recentes de encenação e dramaturgia, destacam-se:

É POSSÍVEL RESISTIR, Ópera, Encenação. Encomenda da CMTV para o Festival Novas Invasões, 2019.
A-DA-VINHA, Video-instalação e performance, Co-Realização e Direção de Actores, Festival Novas Invasões, 2019.
HUMANOPÓLIO, Teatro-Cine Torres Vedras, 2019.A CASA MÁGICA, Teatro-Cine Torres Vedras, 2019.
MÚSICA COM HISTÓRIA(S), Concerto narrado, Teatro-Cine Torres Vedras, 2018.
ENSAIO, (Teatro/Vídeo)Teatro-Cine Torres Vedras, 2018.
FANTASIA EM DELÍRIO MAIOR (Teatro infantil), Teatro-Cine Torres Vedras, 2018
ELES, Torres Vedras, ATV, 2017.
EU.ROPE, (Performance/Dança) Encomenda da Orquestra Clássica do Sul para o FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve, 2017.
SOU, (Performance) para Comemoração do Dia da Igualdade, encomenda da CMTV
CON(SEN)TIDOS (teatro) Teatro-Cine Torres Vedras, ATV, 2016.
ENTREVISTA COM OS PIRATAS DO OESTE (Teatro infantil), ATV, 2015.
NATAL ESPECIAL, Animação de Rua, encomenda da CMTV.
LITTLE DISCONCERT, encomenda da Câmara Municipal de Torres Vedras para inauguração do Jardim do Choupal (Teatro/Dança), ATV, 2015.
BAÚ DA DESCOBERTA, encomenda da EGEAC para o Castelo de S. Jorge (Teatro musical) 2015.
DESCONCERTO, acolhimento Teatro da Garagem, Teatro Taborda, (Teatro/Dança) 2015.
FRAME, Concepção e Realização, vídeo-instalação, 2015.
3º BRAÇO, teatro, Amadora, 2014.
ESTÁ TUDO SUJO, (teatro), SEMENTEIRA,Torres Vedras, 2014
O MONSTRO INFELIZ, (teatro infantil), SEMENTEIRA, Torres Vedras, 2014.
THE WHITE PARROT, (Performance), Casa do Brasil em Lisboa, 2013.

Autora do conto infantil, O SORRISO MÁGICO DE SOFIA, premiado com o Apoio Fonográfico da Fundação GDA 2018
Como formadora, em teatro, colabora com o ATV – Académico de Torres Vedras, sendo responsável pela dinamização da área de Teatro. Promove e dinamiza Workshops de teatro com diferentes temáticas.
Co-fundadora e Diretora Artística da AREPO | Associação de Ópera e Artes Contemporâneas.

Discos