Liana

Liana começa a cantar fado com apenas 9 anos de idade, no Coliseu dos Recreios. Venceu doze concursos de fado na sua infância e adolescência e destaca-se a vitória, por duas vezes, na Grande Noite do Fado, em 1994 e 1996, nas categorias juvenil e sénior, lançando por esta altura dois álbuns de fado. Em 2000 venceu o Festival RTP da Canção. Também em 2000 integra o elenco do musical “Amália” sob a direção de Filipe La Féria, onde protagoniza durante 5 anos o papel de Amália jovem e com o qual ganha o Prémio Pateota para Actriz Revelação. Em 2004 lança o álbum “Fado.pt”, que contou com a participação de Tiago Machado como produtor, compositor e músico. No disco participaram também nomes como Custódio Castelo, José Manuel Neto, Luís Guerreiro. Em 2007 Liana junta-se à banda luso-sueca de world music “Stockholm Lisboa Project”, e no mesmo ano o álbum “Sol” é lançado. Em 2009 é editado “Diagonal” . Este segundo disco recebeu as melhores críticas nas revistas de world music, incluindo o prémio de melhor disco de 2009 pela crítica alemã Preis der Deutschen Schallplatten Kritic e a nomeação nos Songlines Music Awards 2010 no Reino Unido, bem como um showcase na maior Feira de Música Internacional, a Womex, em Copenhaga. “Embalo” é lançado em Março de 2014. Em Outubro de 2018 regressa com o primeiro single do álbum previsto para 2019. Pertinente e atual, este novo trabalho contará com a produção de Tiago Machado e com os músicos José Manuel Neto, Pedro Jóia e Marino de Freitas.

Discos