Laurent Filipe

 

Laurent Waegeli Filipe, mais conhecido por Laurent Filipe, é um trompetista, musicólogo, compositor, produtor e também ator português, nascido, em 1962, no Brasil, filho de mãe suíça e de pai português. Dividido entre a paixão pela pintura e pela música, tornou-se trompetista semiprofissional quando tinha apenas 15 anos, gravando e recebendo os seus primeiros “cachets”. Aos 17 anos pisava já o palco do histórico festival internacional “Cascais Jazz”, em 1979.
Licenciou-se em Belas Artes-Música pela Universidade de Kansas, em 1985 (EUA) e obteve em 1987 a pós-graduação em Composição para Cinema pelo Berklee College of Music de Boston.
Laurent Filipe ganhou vários prémios em Portugal e no estrangeiro, tendo colaborado com alguns dos nomes mais marcantes da música portuguesa, como Carlos do Carmo, Mariza e Rui Veloso, entre outros. Criou e integrou também vários grupos, como “Duo Iberia” (com o pianista espanhol Pedro Sarmiento), “Tributo a Chet Baker”, “The Song Band”, “Sexteto Mingus e Mais”.
Laurent é compositor, produtor, professor, arranjador e instrumentista com uma larga experiência e uma vasta obra. A par da música, multiplica-se por diversos projetos da sua criação e gestão noutras áreas, sendo autor, realizador e produtor de vários documentários televisivos, sendo o seu trabalho como ator em novelas nacionais conhecido do grande público.

Discos