L.U.M.E.

L.U.M.E. (Lisbon Underground Music Ensemble), projeto criado e dirigido por Marco Barroso, é um ensemble de 15 instrumentistas composto por músicos de jazz e música erudita, que se move entre as afinidades com o modelo clássico da Big Band e as re-interpretações e provocações que a ele faz. Entre a dramatização, muitas vezes irónica, das práticas e vocabulários que passam pelo jazz, rock ou música erudita, e a incursão no experimentalismo, a música de Marco Barroso e do L.U.M.E. reconstrói a carga patrimonial do “bigbandismo” simultaneamente demarcando-se dos seus padrões mais convencionais e abrindo novas perspetivas estéticas – uma espécie de caleidoscópio de horizontes rasgados, numa permanente dúvida que suspende o pensamento.
Nascido em 2006, L.U.M.E. lançou em Outubro de 2010 o seu primeiro álbum homónimo pela editora JACC Records, com uma segunda edição em Setembro de 2013, pela editora holandesa ‘Challenge’.
“Xabregas 10” (2016), o segundo disco da banda, foi editado pela Clean Feed e considerado pela crítica nacional e internacional como um dos trabalhos mais originais e desafiantes dos últimos anos de uma formação com estas características.
Com lançamento oficial em outubro de 2021, e respectiva apresentação no CCB, o 3º disco de originais dos L.U.M.E., Las Californias (Ed. Clean Feed, com o apoio da Fundação GDA e Antena 2) revela a efervescência criativa do ensemble que reúne 15 músicos em torno de uma mesma visão: a procura por caminhos inesperados e improváveis na tensão constante entre composição e improvisação.

Discos