José Peixoto

 

O guitarrista e compositor José Peixoto é um guitarrista. Guitarrista de formação clássica e músico profissional iniciou a sua carreira em 1981, depois de uma passagem fugaz pelo curso de arquitetura, deste então já gravou mais de duas dezenas de discos em nome próprio, a solo ou em parceria com outros artistas e palmilhou dezenas de milhares de quilómetros para ir tocar.
Assente numa formação essencialmente clássica, a sua carreira levou-o a saltitar sempre entre a música erudita, o jazz e a música popular. Além de músico acumulou também uma vasta experiência como músico, arranjador, produtor, compositor em diversos géneros musicais e professor, tendo sido distinguido com alguns prémios.
Enquanto músico, arranjador e compositor cruzou-se com alguns dos nomes de maior prestígio da Música Portuguesa. Maria João, Janita Salomé, José Mário Branco, Vitorino, Júlio Pereira, Pedro Caldeira Cabral, Rui Veloso, Madredeus, Carlos Zíngaro, Carlos Bica, Mário Delgado, Madredeus (de que fez parte durante 13 anos) são apenas alguns dos nomes com quem trabalhou em estreita colaboração.
Uma das suas obras, “Amarelos e outros tons”, é peça obrigatória no exame de admissão para o Curso de Guitarra da Escola Superior de Música de Lisboa.
José Peixoto escreveu também música para variadíssimas peças de teatro e dança.

Discos