João Paulo

 

João Paulo Sousa (n.1976) é um vocalista e multi-instrumentista de música de cariz tradicional português, natural de Beja. Integrou vários agrupamentos com destaque para Trigo Limpo e Adiafa.

João Paulo Sousa é um autodidata que iniciou a sua ligação à música tradicional aos sete anos de idade, integrando o rancho folclórico Improviso de S. Matias, da terra onde cresceu. Aos 11 anos, formou a sua primeira banda, os “Psico-Forma”, um grupo de baile que integrou até aos 17.

Mais tarde, a parir de 1999, salta para a ribalta, após a gravação o primeiro trabalho discográfico dos Adiafa. O álbum com o mesmo nome do agrupamento, Adiafa, chegou ao 1.º lugar do top nacional de vendas com mais de 50.000 discos vendidos. Isso levou-o a fazer centenas de espetáculos por todo o País e estrangeiro, com destaque para os concertos realizados no Pavilhão Atlântico, na 1.ª parte da estrela colombiana Shakira, perante uma plateia de mais de 20.000 pessoas e em Albufeira. onde partilhou o palco com a estrela brasileira Daniela Mercury.

Em 2002, participou como cantor convidado no CD Cabeças no Ar, um projeto de Rui Veloso, João Gil, Tim e Jorge Palma. Em 2004, gravou e fez coprodução do 2º CD dos Adiafa (Tá o Balho Armado) e, em 2008, gravou Nã Há Vagar, o 3.º trabalho do grupo.

Entretanto, participou como músico convidado em trabalhos como Vozes D’Alqueva e no primeiro CD do músico “Jorge Vadio”. Em 2008 criou o grupo Modas à Campaniça, um grupo de música popular de cariz tradicional.

Em 2010, juntamente com João Gil, José Emídio (Adiafa), Luís Esoinho (Adiafa) e Paulo Ribeiro, surgiu o grupo Baile Popular, onde contam para a gravação do trabalho, com as presenças dos músicos convidados Alexandre Frazão, Mário Delgado e Miguel Amado.

Ainda em 2010 criou o projeto de humorístico Os Campaniços, em que foi o responsável pelos textos representados. Este projeto valeu-lhe um lugar como autor no livro “Heróis à Moda do Alentejo” e, em 2011, lançou o 1.º CD deste projeto O Meu Primeiro Namoro. Em 2012, gravou o 2.º CD dos Campaniços, A Prenda Prá Sogra e participou ainda como convidado no CD Avis Rara, do grupo Gaiteiros de Lisboa.

O seu primeiro álbum a solo, Ananin Ananão, foi lançado em 2013.

Discos