João Costa Ferreira

Diretor da Casa de Portugal da Cité internationale universitaire de Paris, João Costa Ferreira (n. 1986) é um pianista e investigador português detentor do Diplôme Supérieur d’Exécution da École Normale de Musique de Paris e doutorado em Música e Musicologia pela Sorbonne Université.
Iniciou os seus estudos de piano aos onze anos em Leiria e, desde cedo, revelou ter vocação para a música obtendo diversos prémios em concursos de piano nacionais e internacionais. Aos dezanove anos, partiu para Paris onde estudou com Marian Rybicki, Guigla Katsarava e Jean Martin. Foi também em Paris que realizou os seus estudos universitários e fez o doutoramento sob a direção da filósofa e musicóloga Danielle Cohen-Levinas.
Embora o seu repertório abranja todos os estilos desde o barroco, João Costa Ferreira especializou-se na música do século XIX e da primeira metade do século 20. Nos seus projetos a solo e música de câmara, tanto se interessa pela interpretação do grande reportório clássico como pela descoberta de compositores esquecidos e pela encomenda de obras aos compositores contemporâneos.
Tem-se apresentado em emblemáticas salas de Portugal, França, Bélgica, Espanha e Holanda. Muitos dos seus concertos e trabalhos discográficos têm sido transmitidos pela RTP-Antena 2, pela France Musique (rádio clássica francesa) e por diversas rádios europeias.
Tem tido um papel ativo na reabilitação e valorização do património musical português através da publicação e gravação das obras de José Vianna da Motta. Desde 2015, em colaboração com a editora AvA Musical Editions, publicou mais de trinta obras, em grande parte inéditas.
Em 2018, lançou na editora Grand Piano Records (etiqueta da Naxos) um disco com a primeira gravação mundial das Cinco Rapsódias Portuguesas, ciclo que marca o início da fase criativa do compositor caracterizada pelo recurso à música popular portuguesa.
Em 2020, lançou na editora MPMP o primeiro disco da série discográfica José Vianna da Motta: Poemas Pianísticos, dedicada às obras de infância do compositor. Esse trabalho, apoiado pela Fundação GDA, recebeu a Menção Honrosa do Grémio Literário.
Juntamente com o pianista Bruno Belthoise, gravou a integral da obra para piano a quatro mãos nas editoras MPMP e Coriolan.
Além dos vários prémios que obteve em concursos de piano, tendo sido laureado nomeadamente no XVº Concurso Internacional de Piano Maria Campina e no 8º concurso dos Jeunes solistes de la Sorbonne, João Costa Ferreira foi distinguido por diversas instituições culturais. Em 2015, foi considerado “Melhor revelação artística” pela associação Cap Magellan e, em 2019, recebeu o “Prémio Cultura – Música” da INATEL Leiria.

Discos