Joana Sá

Joana Sá é uma pianista, improvisadora e compositora nascida em 1979 que tem vindo a desenvolver o seu trabalho nas áreas da Música Nova e música contemporânea.

Estudou piano em Castelo Branco, Lisboa e Paris, tendo sido aluna dos professores e pianistas brasileiros Caio Pagano e Paulo Álvares.

Foi bolseira INOV-ART para desenvolver projetos enquadrados no programa ‘Técnicas instrumentais contemporâneas aplicadas à improvisação performática’ na HfMT em Colónia (Alemanha) e recebeu uma menção honrosa da Bolsa Ernesto de Sousa.

Tem-se apresentado em concerto no âmbito de diversos festivais internacionais, como o Festival Música Viva (Portugal), Forum Neue Musik (Alemanha), entre outros, e em salas como o CCB, Casa da Música, Culturgest (Portugal), Kunst Station Sankt Peter, Studium MusikFabrik (Alemanha).

Integra o POWERTRIO (com Luís José Martins e Eduardo Raon), Máquina Lírica (com Marco Franco) e colabora muito frequentemente com a artista plástica Rita Sá, destacando-se desta colaboração instalações apresentadas na ‘Gallery of Visual Arts’, ‘255 Canal’ (Nova Iorque), ‘Siggraph Asia’ (Yokohama).

Enquanto coordenadora da área da música (2007/08) do Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas (CENTA), em Vila Velha de Ródão, realizou projetos com a comunidade (‘Sons do Salgueiral’, ‘Concertos Improváveis’) e projetos pessoais (‘50 anos – Cage, Concert for piano’ e ‘POWERTRIO – ensemble residente do CENTA’).

Neste âmbito participou ainda no projeto ‘rExistir’ com reclusos do Instituto prisional de Castelo Branco e acompanhou as residências artísticas, seminários e concertos organizados pela área da música do CENTA.

Desenvolveu também, em parceria com o artista plástico Pedro Diniz Reis, o projeto ‘6489 AA para piano preparado’ relacionado com ‘O livro dos AA’ do mesmo autor (Culturgest).

Gravou para as rádios Deutschland Funk e Antena 2, tendo editado trabalhos pela Creative Sources e CENTA. O seu primeiro trabalho a solo ‘through this looking glass’ filmado pelo realizador e diretor de fotografia Daniel Neves é agora editado em dvd+cd pela alemã ‘blinker – Marke für Rezentes’ em Março de 2011.

Discos