Joana Gama

A pianista Joana Gama (Braga, 1983) foi vencedora do Prémio Jovens Músicos em 2008 e em 2017 defendeu o doutoramento sobre música contemporânea portuguesa para piano na Universidade de Évora, como bolseira da FCT. Em 2016, com o apoio da Antena 2, Joana Gama dedicou-se a SATIE.150 – Uma celebração em forma de guarda-chuva, que assinalou, em Portugal, os 150 anos do nascimento do compositor francês Erik Satie. Nesse âmbito, para além dos recitais, realizou palestras em escolas; coordenou o livro “Embryons dessechés | Embriões ressequidos”, uma edição especial da partitura homónima de Satie, lançada pela Pianola Editores no dia do aniversário do compositor; fez uma performance ininterrupta, com a duração de 15h, da peça “Vexations” de Erik Satie no Festival Jardins Efémeros; lançou o disco HARMONIES, com Luís Fernandes e Ricardo Jacint, inspirado na música e no universo fantástico de Erik Satie. Em 2017 lançou o disco SATIE.150, uma edição apoiada pela Fundação GDA.

Discos