¡GOLPE!

João Pereira
João Lopes Pereira é baterista de jazz, nascido em Lisboa, 1994. Aos 6 anos, começa a estudar percussão clássica no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa e posteriormente na Escola de Música do Conservatório Nacional.
Em 2008, entra na Escola de Jazz Luiz Villas Boas do Hot Clube de Portugal e estuda com Bruno Pedroso, Gonçalo Marques e Nuno Costa, entre outros.
AnoAnos mais tarde, licencia-se pela Escola Superior de Música de Lisboa, no último ano estuda no Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris. Tem como professores André Sousa Machado, Dré Pallamaerts, Afonso Pais, François Théberge, João Moreira, entre outros.
É-lhe atribuído o prémio Melhor Instrumentista na Festa do Jazz do S. Luiz e o 1.º lugar do Prémio Jovens Músicos em categoria de ensemble.
Actualmente, João é um músico activo na cena musical portuguesa, tocando um pouco por todo o mundo e trabalhando com artistas como Jacob Sacks,Mário Laginha, Jorge Rossy, Jeffery Davis, John Ellis, Matt Pavolka, Akiko Pavolka, Pedro Moreira, Enrique Oliver, Perico Sambeat, Ricardo Toscano, Ernesto Aurignac, Maria João, Sara Serpa, André Fernandes, André Matos, Bruno Santos, Jaume Llombart, Peter Bernstein, Demian Cabaud, Masa Kamaguchi, Nelson Cascais, Bernardo Moreira, James Banner, André Santos, Dee Jay Foster, Jose Carra, João Moreira, Gonçalo Marques, Félix Rossy e Vinnie Sperazza. bandas Centauri, Ricardo Toscano Quarteto, Kinetic, Practically Married, MA e Trio de Jazz de Loulé. Tem também trabalhado em Teatro colaborando com Tonan Quito, Filipe Melo, Paula Diogo e Alex Cassal.
João é professor na Escola de Jazz Luiz Villas Boas do Hot Clube de Portugal.

Gonçalo Marques
Começou por estudar trompete na escola do Hot Clube de Portugal com João Moreira. Em 2001 é escohido para representar a escola no encontro internacional de escolas de Jazz organizado pela IASJ em no Berklee College of Music de Boston e é lhe atribuída uma bolsa de estudo para esta universidade.
Em Boston tem a oportunidade de estudar com uma série de bons músicos/pedagogos e principalmente com John McNeill do New England Conservatory. Licencia-se em Março de 2005 e regressa a Portugal no final desse ano.
Actualmente é um participante activo no meio musical português, actua regularmente com a orquestra do Hot Club e toca também com os seu próprios grupos, foi responsável por uma Jam Session regular no café Tati durante 7 anos e foi o programador das quartas-feiras de Jazz do mesmo espaço durante o mesmo período de tempo.
Já teve oportunidade de tocar com músicos como Demian Cabaud, Bruno Pedroso, André Sousa Machado, André Fernandes, Bernardo Moreira, Jeff Williams, Bill McHenry, Jacob Sacks, Guillermo Klein, André Matos, Masa Kamaguchi, Bruno Santos, John O’Ghallager, Marcos Cavaleiro entre muitos outros.
Em 2016 criou a editora Robalo com o contrabaixista Demian Cabaud, esta editora já tem neste momento cerca de uma dezena de discos publicados e em 2018 fez o seu primeiro festival com o apoio da Antena 2 e com transmissão directa dos seus 9 concertos, em 2019 o número de concertos subiu para 24 e incluiu também o Porto (com o apoio da Porta-Jazz e da GDA)
A sua experiência lectiva é vasta, neste momento é professor na
Escola Superior de Música de Lisboa, na Escola do Hot Clube e está também muito envolvido no ensino do Jazz aos mais novos: é o responsável pelo atelier de Jazz do Hot Clube (um curso especialmente dedicado a jovens dos 10 aos 15 anos) foi também o responsável pelo programa Jam da Gulbenkian (sessões regulares de divulgação do Jazz nas escolas), foi o director pedagógico do programa “Férias com Jazz” do Centro Cultural de Belém e fez sessões de introdução ao Jazz integradas no festival de Jazz do Seixal.
Tem realizado inúmeros workshops em Portugal: em 2011 foi um dos formadores do workshop de verão do St. Luís College of Music de Roma e em 2016 esteve em Sapporo no International Youth Jazz Camp.
Tem feito algumas experiencias no teatro (nomeadamente na peça Júlio César da Cornucópia com encenação de Luís Miguel Sintra e na peça Ricardo III com encenação de Tonan Quito que esteve em cena no Teatro Dona Maria) e na dança contemporânea (na peça as Bacantes com coreografia de Marlene Monteiro Freitas, já com cerca de 100 espetáculos realizados na Europa (e não só) e ainda em digressão.
Da sua discografia como líder constam os Cds “da vida e da morte dos
animais“ gravado em 2010 para a editora TOAP, “Cabeça de Nuvem só tem Coração” e “Canção do Homem Simples”, ambos gravados para a editora Robalo e “Linhas” o seu novo CD gravado para a editora Porta-Jazz. Gravou também em co-liderança com o baterista João Lopes Pereira o disco “Puzzle” para a editora Robalo. Prepara neste momento novos CDs com diversos grupos.

Discos