Francesco Luciani

Francesco Luciani é músico, professor, formador e compositor que já se apresentou em numerosos palcos da Europa, África e América Latina, tanto como solista, em duo ou integrando orquestras e grupos de música de câmara.

Francesco Luciani é um divulgador muito ativo da guitarra clássica e do repertório para esse instrumento que mantém uma intensa atividade artística e pedagógica em Portugal e Itália.

Ao longo da sua carreira editou vários discos, entre os quais “Sonatas Ibéricas”; “J.S. Bach: Sonata/Suite/Partita”; e “Domenico Scarlatti: De Itália para a Corte Portuguesa”, este último apoiado pela Fundação GDA.

Publicou já várias transcrições e originais para guitarra, destacando-se “Cinco Sonatas de Carlos Seixas” (2013), “Quatro Toccatas de C. Seixas para duas guitarras” (2017) e “Scarlatti & Soler for Guitar” (2019).

Por outro lado, tem promovido vários ciclos temáticos dedicados à guitarra em que, através de concertos ao vivo e conferências, promove a educação de diferentes públicos para a música e cultura.

O artista diplomou-se com nota máxima em guitarra no Conservatório Superior de Música “A. Casella” (Itália). Em Portugal concluiu os Mestrados em Música e Ensino da Música na ESML, e em Espanha completou o Curso Universitário Internacional de Música Española (Universidade de Santiago de Compostela).

Aperfeiçoou os seus estudos com professores de renome internacional como F. Rizzuto, José P. Nagy, Olga Prats, António P. Vargas, José L. Rodrigo, E. Isaac, Bruno B. D’Amario, G. Bandini, M. Mela, A. Ponce e G. Nuñez (guitarra flamenca).

É formador acreditado pelo C.C.P.F.C. e certificado pelo IEFP, ministrando ações de formação docente nas áreas da música, educação musical, performance e instrumento. Da sua atividade formativa fazem parte a realização de workshops, curso de aperfeiçoamento e masterclasses de guitarra e música de câmara.

Discos