Erica Versace

Erica Versace, natural de Palermo – Itália, iniciou os seus estudos musicais em piano aos 8 anos de idade, prosseguindo aos 12 os estudos de harpa no Conservatório de Música “A. Scontrino” em Trapani, com a professora Paloma Tironi, tendo concluído o diploma em 2007 com a classificação máxima.
Posteriormente prosseguiu os seus estudos no Conservatório Koninklijk em Bruxelas sob a orientação da professora Jana Bouskova, através do programa Erasmus, tendo finalizado o Mestrado em 2011 com “laurea magna cum laude”.
Durante o seu percurso teve oportunidade de trabalhar com professores e solistas como Fabrice Pierre (professor no CNSPL), Isabelle Perrin (professora na École Normal – Paris), David Watkins (professor na “Guildhall School of Music and Drama” e no “Royal Northern College of Music”), Susanna Mildonian (Vencedora dos três principais Concursos Internacionais de Harpa), Florence Sitruk (professora da “École de Musique de Genève”, e Eveline Gaspert .
Foi laureada em concursos tais como: 1º Prémio no XIIIº Concurso “Città di Palermo”-“Ars Musica” como solista, e 2º Prémio na mesma competição, na categoria de música de câmara (harpa e violino), 3º prémio no Concurso Internacional “Rovere d’Oro” em San Bartolomeo al Mare (Imperia) como solista.
Integrando várias formações de música de câmara, teve a oportunidade de se apresentar em concertos em diversos países tais como Itália, Bélgica, República Checa,
Integra diversas formações noutros tantos concertos, especialmente em dueto harpa/violino e harpa/flauta, em países como Itália, Bélgica, República Checa, Polónia e Portugal. Teve também a honra de tocar no Parlamento Europeu aquando da tomada de posse da nova Presidência Europeia pela República Checa em 2009.
Colaborou com diversas orquestras como solista convidada, sendo de destacar a Symphonic Orchestra of Trapani, Orchestra “Luglio Musicale Trapanese”, International Youth Orchestra “Spazio Musica” of Orvieto, Philarmonic Orchestra “Ars Nova” of Palermo, “Orchestra dell’ Accademia Musicale di Palermo”, “Mediterranea Chamber Orchestra” of Palermo, “Young Orchestra of Calabria”, “Brussels Philarmonic Orchestra”, Orchestra of the “Koninklijk Conservatorium” of Brussels, “Orchestre Petit Sablon” of Brussels, “Orquestra Clássica da Madeira”, Banda Sinfónica Portuguesa, “Orquestra Classica de Espinho”, Orquestra do Norte, Orquestra da ESMAE, “Symphony Orchestra” University of Gothenburg, “Orquestra Filarmonia Das Beiras” e Orquestra Gulbenkian.
Apresentou-se como solista em 2008 com a “Young Orchestra of Calabria”, sob a direção do M° Michele de Luca, em 2013 com a Camerata Nov’Arte sob a direção do Mo Luís Carvalho no Festival de Outono na Universidade de Aveiro, em 2016 com a Camerata NovNorte sob a direção do Mº Radu Ungureano e em 2016 tocou a Solo com a Orquestra Clássica da Madeira sob a direção do Mº Tiago Oliveira.
Tocou vários concertos a Solo, música de câmara (harpa, flauta e viola) e a Solo com a orquestra de câmara da Função Orquestra Estudio: Danse sacrée et danse profane de Claude Debussy, Féérie (Prélude et Danse) de Marcel Tournier e Introduction and Allegro de Maurice Ravel.
Como harpista solista integrou a MIO (Maribor International Orchestra) tendo realizado a digressão de Verão em 2010 na Eslovénia, Sérvia, Croácia e Itália, sob a direção de Claus Arp. Foi ainda selecionada para a EUYO (European Union Youth Orchestra) , onde teve a oportunidade de trabalhar na digressão da Primavera em 2011 (Polónia, Hungria, Sérvia, Croácia e Itália), e na digressão de Verão em 2011 (Áustria, Alemanha, Holanda e Itália), com a Orquestra e no ensemble de música de câmara.
Durante o período de um ano, Dezembro de 2011 e Dezembro de 2012, fez parte da “Fundação Orquestra Estúdio”, inserida na Capital Europeia da Cultura em
Guimarães como harpista solista, após ter vencido a audição para integrar a mesma orquestra em Agosto do mesmo ano.
É regularmente convidada a colaborar como reforço de várias orquestras e faz parte do orgânico da “Banda Sinfonica Portuguesa” dirigida pelo M° Francisco Ferreira.
Nos anos entre 2015-2017 estudou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto concluindo o Mestrado em Ensino e Música.
Atualmente é professora no Conservatório de Música de Coimbra onde orienta a classe de Harpa.

Discos