Eduardo Cardinho

Natural de Leiria, Eduardo Cardinho iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade.
Frequentou o Conservatório de Música do Orfeão de Leiria, onde estudou com o Professor Manuel Campos e conquistou dois primeiros Prémios no Concurso Jovens Músicos de Leiria.
No ano de 2008 ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho, tendo como orientadores os Professores Nuno Aroso, Rui Rodrigues, Joaquim Alves e Pedro Oliveira.
Em 2009 obteve o 2º Prémio na categoria B de vibrafone no Concurso Internacional de Percussão em Fermo – Itália.
Concluiu com distinção a Licenciatura em Vibrafone Jazz na Escola Superior de Música Artes e Espetáculo do Porto (ESMAE), na classe de do Professor Jeffery Davies. Estudou também com Michael Lauren, Abe Rabade e Carlos Azevedo.
No ano de 2013 conquistou o 2º Prémio ex-aequo na 27ª edição do “Prémio Jovens Músicos” na categoria de Combo Jazz – nível superior (não tendo sido atribuído 1º prémio), com o seu projeto “Eduardo Cardinho Quinteto”. “Há relativamente pouco tempo fiz parte do Júri da 27ª edição do “Prémio Jovens Músicos” e fui surpreendido pela performance do Quinteto de Eduardo Cardinho. Arranjos elaborados e muito bem feitos, bem como uma evidente procura de uma linguagem própria, numa faixa etária a rondar os vinte anos, levam-me a pensar – e dizer – que devem ser seguidos com muita atenção!” – Mário Laginha.
Em 2014 foi distinguido com o prémio de melhor instrumentista da Festa do Jazz do São Luís – Lisboa, e no ano de 2016 obteve o primeiro prémio na categoria de Combo Jazz – nível superior, com o projeto Home liderado por João Barradas.
Partilhou o palco com alguns dos grandes nomes atuais do Jazz, entre os quais: Hermon Mehari, Travis Reuter, Andrew D’ Angelo, Ben Street, Sérgio Carolino, Bruno Pedroso, Nelson Cascais, Marcos Cavaleiro, Jeffery Davis, Demian Caboud, Marcos Cavaleiro, Iago Fernandez, João Barradas, Frederico Heliodoro, Felipe Continentino, Ben Van Gelder e Bruno Pernadas.
O seu primeiro CD “Eduardo Cardinho Quinteto – Black Hole”, gravado em 2015, foi aclamado como um dos melhores discos nacionais do ano de 2016 pela Jazz.pt e Jazz Lógic.
Gravou também com o projeto Home de João Barradas (eleito grupo do ano 2018 pela RTP) para a editora nova-iorquina Inner Circle Music de Greg Osby, Pórtico de André Rosinha, Paz de Sónia Oliveira, Cale com o coletivo Galip, Forest Light de Marta Arpini e João Guimarães Sexteto.
Em 2018 terminou o mestrado em Vibrafone Jazz no Conservatorium van Amsterdam com nota máxima e distinção – 10 Cum Laude – com os professores Harmen Fraanje, Jesse Van Ruller, Rob Van Bavel e Yaniv Nachum. No mesmo ano apresentou-se como solista convidado da Orquestra de Jazz de Matosinhos e gravou o seu segundo álbum – In Search of Light – onde convida o saxofonista Holandês Ben Van Gelder, João Barradas, André Rosinha, Bruno Pedroso e um Quarteto de Cordas.
Como professor tem sido convidado para lecionar em masterclasses tanto em Portugal como no estrangeiro: Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil, Academia de Música de Minde, Conservatório de Música do Porto e Academia Costa Cabral. Leccionou também na Escola de Música de Vermoim e na Academia de Música de Vila Verde.
Apresenta-se regularmente como líder e sideman nas melhores salas e Festivais nacionais e internacionais, destacando-se: Casa da Música – Porto, Hot Club – Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian – Lisboa, Centro Cultural de Belém (CCB), Bimhuis – Amsterdão, Festival de Jazz de Loulé, Festival de Jazz de Valado dos Frades, Savassi Jazz Festival – Brasil, Festa de Jazz do S. Luis, Douro Jazz, JazzMinde, Guimarães Jazz, Serralves em Festa, Festa do Avante, Amsterdam Jazz Fest – Amsterdão, So whats next – Eindhoven, Alba Jazz Festival – Itália, Festival Iminente e Festival de Jazz da Marinha Grande.
A par da sua intensa atividade como musico, compositor e produtor, lecciona na Escola Profissional de Música de Espinho e Universidade de Aveiro.

Discos