Daniel Cunha

 

Daniel Cunha nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1982. Muito cedo, iniciou os estudos de piano na Associação Gambozinos. Tinha apenas quatro anos.
Em 2000, concluiu o Curso Complementar de Piano com 20 valores, no Conservatório Regional de Gaia, na classe de Luís Filipe Sá. Em 2004,  obteve a Licenciatura em Piano pela ESMAE com a mais elevada classificação, na classe do mesmo professor.
No plano académico, seguiram-se o mestrado em Música e o doutoramento em Artes Musicais com Especialização em Piano pela Universidade do Kansas (2006 e 2011). Daniel Cunha foi um dos últimos discípulos de Sequeira Costa, um dos mais prestigiados pianistas portugueses do século XX.
No plano artístico, Daniel Cunha, foi desde muito jovem reconhecido pelo seu talento e distinguido em diversos concursos, com destaque para o Prémio Helena Sá e Costa, assim como o reconhecimento no XVI Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta.
Daniel Cunha apresentou-se com muita regularidade – solo como em música de câmara e com orquestra – em salas e festivais de grande relevância cultural e artística em tanto em Portugal e outros países europeus como nos EUA.
Paralelamente, teve também uma carreira docente, lecionando no mestrado do Instituto Piaget, em Viseu, na Academia de Música de Espinho, na Escola de Música Guilhermina Suggia e no Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Daniel Cunha faleceu precocemente, em 2020.

Discos