Daniel Bernardes

Daniel Bernardes nasceu em 1986, em Alcobaça. Tinha cinco anos quando iniciou os estudos de Piano.
Com 16 anos tocou no Festival de Jazz de Valado dos Frades, no projeto Hybrid Jazz Machine, do saxofonista Mario Marques, participando, no ano seguinte (2003) pela primeira vez nos Seminários de Composição da Fundação Calouste Gulbenkian, orientados por Emmanuel Nunes.
Em 2004 tocou na Festa do Jazz no Teatro S. Luiz no combo orientado por Carlos Barretto e participou também nos Stockhausen-Kurse für Musik em Kürten. Neste mesmo ano mudou-se para Paris para estudar piano com o Prof. Marian Rybicki, na prestigiada Ecole Normale de Musique de Paris. Ainda em Paris, trabalhou em masterclasses do Prof. Jean Fassina, dedicando-se paralelamente á composição.
Em 2005 ganhou o 2.º premio no Concurso Nacional de Piano de Marrocos. Nesse mesmo ano tocou na Salle Cortot em Paris. Em 2007 voltou para Portugal para se dedicar ao jazz e improvisação, estudando com Filipe Melo no Hot Club de Portugal.
Em 2008 foi admitido na Escola Superior de Música de Lisboa onde frequentou a Licenciatura de jazz, que terminou com 19 valores.
Outro dos marcos mais importantes da sua carreira foi a sua participação em trio no Prémio Jovens Músicos, arrecadando o 2.º Prémio.
Entretanto, sua versatilidade como interprete e compositor levaram-no a tocar nalgumas das mais importantes salas portuguesas e trouxeram-lhe encomendas de obras para alguns dos intérpretes mais conceituados (o caso do tubista Sérgio Carolino) bem como para cinema (entre outros trabalhos, assumiu a direção musical do filme Peregrinação, de João Botelho.
Em Liturgy Of The Birds – In Memoriam Olivier Messiaen, explora as técnicas de Olivier Messiaen, aplicando-as ao jazz. Para tal juntou um trio de piano jazz (com o contrabaixista António Augusto Aguiar e o baterista Mário Costa) com o Drumming GP, uma referência internacional no mundo da percussão moderna.

Discos