André Rosinha Trio

Natural de Sintra, nasceu no dia 13 de Agosto de 1987. Aos 17 anos, e de forma autodidacta, comeca a tocar Baixo Electrico, indo um ano mais tarde estudar para a escola de musica Musicland em Mafra, onde permanece por dois anos e meio Com 20 anos ingressa na escola de musica do Conservatorio Nacional onde inicia os estudos de Contrabaixo com os professores Manuel Rego e Miguel Leiria. Em simultaneo, ingressa na Escola Jazz Luiz Villas-Boas – Hot Club de Portugal onde tem aulas de Contrabaixo com Bernardo Moreira. (Harmonia com Vasco Mendonca, Treino Auditivo com Bruno Santos e Combo com Nuno Costa, Luís Cunha, Vasco Agostinho, entre outros.) Entre 2009 e 2010 tem aulas particulares de Contrabaixo com Demian Cabaud. Em 2010 participa na Festa do Jazz mas desta feita com o Combo da Escola Luiz Villas boas com os quais ganha o premio de melhor Combo de Escolas de Jazz.
Em Julho de 2010 participou no Curso de Verao Lisbon Jazz Summer School como bolseiro pela Escola de Jazz Luiz Villas Boas, e aqui teve a oportunidade de aprender com Danilo Perez, Ben Street, Adam Cruz, Rogerio Boccato e Rudresh Mahanthappa. Participou em Seminarios e Masterclasses com Dave Holland, Matt Penmann, Aaron Goldberg, Reuben Rogers, Greg Hutchinson, Chris Cheek, Jorge Rossy, Matt Renzi, Don Farmularo, Franck Amsallem, Jon Irabagon, Ze Eduardo, Paulinho Braga, Matt Pavolka, Andre Fernandes, Nelson Cascais, entre outros.
Foi membro da big band Reunion entre Outubro de 2011 e Dezembro de 2016. E, desde Outubro de 2011, docente na Escola Luiz Villas Boas-Hot club de Portugal.
Colabora por diversas vezes com a orquestra de jazz do Hot Clube, e em 2013 participa novamente na Festa do Jazz mas desta feita com o Combo da escola Superior de musica de Lisboa com os quais ganha o premio de melhor Combo das escolas Superiores. Alcanca o segundo lugar em exe quo na 27a edicao do premio jovens musicos, categoria de combo jazz.
Em 2014, termina a sua licenciatura em Contrabaixo Jazz na Escola Superior de Musica de Lisboa com os professores Bernardo Moreira, Nelson Cascais com uma media de 16.
Edita em Janeiro o seu primeiro album como lider de seu nome Portico que conta com os musicos Joao Barradas, Albert Cirera, Eduardo Cardinho e Bruno Pedroso. E membro do Joao Barradas trio, Julio Resende, Samuel Lercher Trio, Ricardo Pinto quinteto, Eduardo Cardinho quinteto entre outros.
Toca com o cantor Salvador Sobral desde 2015 com quem ja gravou tres discos.
Ja actuou no Festival internacional de jazz de Munster (Alemanha), Sopot Jazz Festival (Polonia), Festival de Jazz do Valado Frades, Festival Jazzaldia, Encontros internacionais de jazz em Coimbra, Hot Club, Sunset (Franca), Jazzahead (Alemanha), Festival de Jazz de Cadiz (Espanha), Kaunas Jazz Fest (Lituania) Funchal Jazz, Seixal Jazz, Dias da Musica no CCB, Casa da Musica, entre outros.
Ja tocou ainda com musicos como Perico Sambeat, Greg Osby, Alexi Tuomarila, Mario Laginha, Marc Miralta, Theo Ceccaldi, Abe Rabade, Jeffery Davis, Ben Van Gelder, Joao Paulo Esteves da Silva, Xavi Torres, Joao Barradas, Roberto Negro, Bruno Pedroso, Julio Resende, Joao Moreira, Afonso Pais, Andre Fernandes, entre outros.

Discos