André B. Silva

André é músico, compositor e professor, residente na cidade do Porto. Essencialmente focado no jazz e na música experimental, é co-criador e guitarrista no aclamado projecto The Rite of Trio e conta já com dois CDs lançados em nome próprio, “The Guit Kune Do”, lançado em 2020 pelo Carimbo Porta-Jazz; e “Mt. Meru” lançado em 2022 pela Clean Feed Records.

Em contacto com a música desde os seus 6 anos, iniciou a sua carreira profissional em 2009.
Completou em 2011 o curso geral de jazz do Hot Clube de Portugal e em 2015 o curso superior de Música variante jazz pela Escola Superior de Música Artes e Espectáculo. Obteve o grau de mestre em performance jazz em 2020 pelo Queens College de NY, cidade onde residiu durante dois anos.
Em 2009 lançou um disco como mentor, compositor e músico no projecto Best Before Full Moon. Neste mesmo ano participou também como músico residente no espectáculo de dança contemporânea Vale, com produção de Madalena Vitorino e direcção musical de Carlos Bica.
Com 2014 participa no Prémio Jovens Músicos na categoria combo jazz com o Quinteto Eduardo Cardinho. Termina na 2a posição ex aequo, num concurso em que não houve 1a posição. Mais tarde com este grupo viria a prestar homenagem a Mário Laginha no Centro Cultural Vila Flor integrado no ciclo Histórias do Jazz em Portugal.
Em 2012 funda o grupo The Rite of Trio em colaboração com Pedro Alves e Filipe Louro. Com este grupo fez uma tourné em Itália, lançou um CD em 2015 e tocou em vários locais e festivais de renome como, Festa do Jazz, Festival Jazz em Agosto, Nova Iorque, Milão, Festival de Jazz de Liubliana, 12 Points em Dublin, Jazzahead em Bremen, entre outros. 2020 lançou o seu mais recente projecto The Guit Kune Do, pela editora Porta-Jazz. Em 2019 ganha o apoio GDA à edição fonográfica da GDA com o projecto MT. Meru, acabado de ser lançado em Março de 2022.

Discos