Ana Paula Russo

 

Natural de Beja, completou o Curso Superior de Canto do Conservatório Nacional, estudou em Salzburg e Luzern com Elisabeth Grümmer e Hugo Diez e trabalhou com Gino Becchi, Claude Thiolass, Regine Resnick e Marimi del Pozo.

Licenciou-se em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa.

Como solista tem atuado em inúmeros concertos de ”Lied”, ópera e oratória, quer no nosso país, quer no estrangeiro. Destacam-se, nomeadamente, trabalhos para a Fundação Gulbenkian, RTP, RDP, a Europália-91 (Bruxelas), espetáculos no âmbito de “Lisboa 94 — Capital da Cultura” e a participação nos Festivais de Música dos Capuchos, Leiria, Estoril, Algarve, Póvoa de Varzim, Figueira da Foz e no Festival Internacional de Macau.

Dos muitos concertos e recitais destacam-se obras como “O Livro dos Jardins Suspensos” de A. Schönberg, “Les Noces” de Stravinsky, “Les Illuminations” de Britten, a Cantata op. 29 de Webern, obras de A. Chagas Rosa, os “Carmina Burana” de Orff e as Operetas “Monsieur Choufleuri…” e “Bataclan” de Offenbach.

Em 1988 obteve o 1.º prémio de Canto no concurso da Juventude Musical Portuguesa e no Concurso Olga Violante; no mesmo ano, em Barcelona foi finalista no Concurso Francisco Viñas. Em 1990 foi laureada nos Concursos Internacionais de Oviedo e “Luisa Todi”.

Em 1989 representou Portugal, através da RTP, no concurso “Cardiff Singer of the World”.

Gravou para CD uma coletânea de Canções de Natal para canto e guitarra e um programa de peças musicais relacionadas com o Palácio da Ajuda. Em 1996 foi a soprano solista das gravações para CD da obra “Matutino dei Morti” de J. D. Bomtempo.

Em 1999, integrou o elenco que gravou para CD a ópera de Marcos Portugal “Le Donne Cambiate”, no papel de Condessa Ernesta.

No Festival de Macau de 1992 interpretou, com grande sucesso, o papel de Rosina em “O Barbeiro de Sevilha” de Rossini. A sua carreira tem tido um destaque especial no âmbito da ópera e música cénica podendo ser referidos os papéis de: Oscar (O Baile de Máscaras), Marie (A Filha do Regimento), Ninette (O Amor das Três Laranjas), Musetta (La Bohéme), Adèle (O Morcego), Clorinda (La Cenerentola), Condessa Ernesta (As Damas Trocadas), Hanna (A Viúva Alegre), Najade (Ariadne auf Naxos), Cunegonde (Candide), Vespetta (Pimpinone), Eurydice (Orfeu nos Infernos), Rouxinol (Le Roussignol de Stravinsky), The English Cat (Henze), entre muitos outros.

Em Abril de 1998 integrou o elenco que fez a estreia mundial da ópera “Os Dias Levantados” de A. Pinho Vargas, gravada posteriormente em CD para a EMI.

Foi escolhida para desempenhar um dos papéis principais da ópera “Corvo Branco” de Philip Glass, levada à cena na Expo ’98, no Teatro Real de Madrid e, em Julho de 2001, no New York State Theatre (Lincoln Center – Nova Iorque).

Em 2004, no 10.º aniversário da morte do compositor, interpretou o soprano solista do Requiem de Fernando Lopes-Graça, versão recentemente editada em CD.

Também em 2006 lançou um CD de composições ibero-americanas para canto e guitarra com o título de “Melodia Sentimental”.

Em 2009 gravou um CD de árias e duetos dedicado ao repertório cantado pela cantora Luísa Todi. Gravou também em CD a “Missa Grande” de Marcos Portugal.

Em 2011 participou na estreia mundial da ópera «A Rainha Louca» de Alexandre Delgado (com gravação em CD e DVD) e já em Março de 2012 cantou na estreia moderna da ópera “O Basculho de Chaminé” de Marcos Portugal.

Gravou em 2014, com o pianista José Bon de Sousa e o apoio da Fundação GDA, um CD de Homenagem a Artur Santos.

É Professora de Canto na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e da Academia de Música de Almada.

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