A instabilidade profissional, o stress, as adversidades da vida, bem como diferentes problemáticas e questões de ordem pessoal, requerem a existência de um serviço de apoio e acompanhamento psicológico especializado aos artistas.
A Fundação GDA celebrou um protocolo com a Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia que permite que os artistas cooperadores da GDA tenham acesso a consultas de arte-psicoterapia a preços reduzidos.
O que é a Arte-Psicoterapia?
A arte-psicoterapia é um método de tratamento psicológico que integra mediadores artísticos no contexto da ação terapêutica, enfatizando o processo criativo, a imaginação e a comunicação simbólica.
Neste tipo de terapia, a expressão criativa assume um lugar de destaque sendo colocada ao serviço do entendimento e do processo de cura do próprio indivíduo.
A quem se destina este tipo de consultas?
A Arte-Psicoterapia é um método eficaz para todas as situações do foro mental (tais como perturbações de ansiedade, fobias, depressão, entre outros) e de cariz psicossomático, para reduzir níveis de stress, promover o desenvolvimento pessoal e o auto-conhecimento, melhorar a qualidade de vida e o bem estar físico e emocional.
É indicada para todas as faixas etárias e diferentes fases de vida.
Não existem contra-indicações, sendo uma técnica terapêutica flexível e com aplicações próprias mediante a problemática específica de cada pessoa.
Marcação de consultas
As consultas têm um preço de €20 e devem ser marcadas diretamente com a Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, mediante identificação como artista cooperador GDA.
O acompanhamento psicoterapêutico poderá ser realizado na sede da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia em Lisboa, em Évora, em Santarém e no Porto.
Contactos
Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia (SPAT)
Campo Grande, n.º30 – 10º C
1700-093 Lisboa
Tel.: 912 673 359
E-mail: spat.pt@gmail.com
Site: www.arte-terapia.com