Curtas-metragens

Âmbito

O presente concurso visa apoiar a produção de curtas-metragens de ficção nacionais, tendo em vista promover e profissionalizar o trabalho realizado pelos artistas intérpretes nestas obras, favorecendo a divulgação e desenvolvimento da sua carreira profissional e artística.

Concurso de 2020

Datas de candidatura: 20 de abril a 15 de maio de 2020

Disposições gerais

1. Aplicam-se as normas estabelecidas no Regulamento Geral 2020 de candidatura aos apoios da Fundação GDA e no Regulamento Específico deste programa;
  2. Apenas são admitidas candidaturas online apresentadas no formulário próprio (a disponibilizar na data de abertura do concurso no Portal do Artista) devidamente preenchido e que reúnam os requisitos exigidos nos regulamentos;
  3. Todos os pedidos de apoio devem ser apresentados em português;
  4. Os processos de candidatura só serão elegíveis para análise quando completos e submetidos online com êxito e dentro do prazo;
  5. A Fundação GDA reserva-se o direito de solicitar mais informações sobre os projetos.

Condições de admissão das candidaturas

1. São admitidas candidaturas apresentadas por produtores, entidades produtoras de cinema, ou por artistas intérpretes ou executantes, na definição do Artigo 3.º alínea a) da Convenção de Roma de 1961, ratificada em Portugal no ano de 1999: “artistas intérpretes ou executantes”, os atores, cantores, músicos, dançarinos e outras pessoas que representem, cantem, recitem, declamem, interpretem ou executem, por qualquer forma, obras literárias ou artísticas;
  2. Entende-se por “Entidade Beneficiária” os produtores, e/ou os Artistas Intérpretes ou Executantes em nome individual que submetam candidaturas;
  3. As candidaturas submetidas em nome de uma entidade produtora de cinema deverão apresentar um comprovativo de sede em Portugal.

Montante do apoio

1. O montante total de apoios a distribuir em 2020, neste concurso, é de € 120.000,00 (cento e vinte mil euros).
  2. O montante máximo de apoio a atribuir por candidatura, no âmbito deste concurso, é de € 7.500,00 (sete mil e quinhentos euros), cabendo à Entidade Beneficiária indicar qual o montante de apoio solicitado, até ao patamar máximo admitido.
  3. Os apoios concedidos no âmbito deste Programa são atribuídos a título de comparticipação nas despesas ou encargos dos projetos.

Objetivos específicos do apoio financeiro

Apoiar os custos dos artistas intérpretes ou executantes relacionados com:

• Cachets dos artistas intérpretes ou executantes (atores, bailarinos e músicos que participam no filme);
  • Viagens, estadias, alimentação e transporte dos artistas intérpretes ou executantes (atores, bailarinos e músicos que participam no filme);
  • Outras despesas específicas diretamente relacionadas com a atividade dos artistas intérpretes ou executantes (atores, bailarinos e músicos que participam no filme).

Prazo de execução

As candidaturas apoiadas no âmbito deste Programa terão, obrigatoriamente, que finalizar a curta-metragem no prazo máximo de 18 meses a contar da data de assinatura do contrato. A Entidade Beneficiária obriga-se a exibir publicamente a obra apoiada no prazo máximo de 18 meses a contar da data da finalização do projeto.

Informação sobre o concurso de 2019

Concurso de 2019

Datas de candidatura: 22 de abril a 17 de maio de 2019

+ informações