A Fundação GDA tem o prazer de anunciar os resultados da 2.ª fase do concurso de Apoio à Circulação de Espetáculos 2016.

No cumprimento da sua missão, a Fundação GDA está empenhada em apoiar a apresentação pública de projetos de música, teatro e dança em Portugal e no estrangeiro, tendo em vista a circulação de espetáculos e artistas e a divulgação das artes de expressão portuguesa.

Para a apreciação das candidaturas foram constituídos dois júris: Cristina Q, João Nuno Represas e José Moz Carrapa para a área da Música; Augusto Portela, Carla Chambel e Joclécio Azevedo para a área de Teatro e Dança. Estes painéis de jurados avaliaram um total de 70 projetos, deliberando o apoio a 20 deles, 5 pertencendo à área da Dança, 7 à área da Música e 8 à área do Teatro.

Na área da música, foram recebidas 27 candidaturas, tendo o júri deliberado o apoio a 7 projetos, no montante total de €18.350.

Para o Teatro e a Dança, foram recebidas 43 candidaturas, respetivamente 28 e 15. O júri deliberou atribuir 5 apoios na área da dança e 8 na área do teatro, no montante total de €31.618.

Entre os projetos apoiados, 3 são da zona de Lisboa, 3 são da área metropolitana do Porto e 1 pertence a um artista nacional residente no estrangeiro (França). São contempladas 3 candidaturas com digressão nacional, 1 com digressão internacional e 3 com digressão nacional e internacional. [/expand]

Na Dança, os projetos apoiados vêm principalmente do concelho de Lisboa, sendo os restantes do Porto e de Setúbal. São contempladas 4 candidaturas com digressão internacional e 1 com digressão nacional e internacional.

No Teatro, a origem geográfica dos projetos é mais diversificada, estando contempladas candidaturas do Porto, Lisboa, Palmela, Setúbal, Elvas e Faro. São apoiadas 4 candidaturas com digressão nacional, 3 candidaturas com digressão internacional e 1 candidatura com digressão nacional e internacional.

Em 2017, as candidaturas para este programa voltarão a abrir em duas fases: uma primeira de 3 a 21 de Abril e uma segunda de 25 de Setembro a 13 de Outubro.

[expand title=”Projetos Apoiados na área da Música” swaptitle=”Fechar “]

• Processo n.º 71 – André Tiago Proença Matos
  • Processo n.º 77 – Mercearia das Artes
  • Processo n.º 79 – João Costa Ferreira
  • Processo n.º 92 – Nadine Elisabete dos Reis Brás
  • Processo n.º 104 – Sérgio Silvestre Pelágio Real
  • Processo n.º 114 – Drumming Grupo de Percussão
  • Processo n.º 119 – Sergio Manuel Ferreira Silva

[expand title=”Projetos Apoiados na área da Dança” swaptitle=”Fechar “]

• Processo n.º 72 – Rita Vilhena
  • Processo n.º 76 – Sónia Alexandra Ramos Baptista
  • Processo n.º 81 – ZoneQuorum Ballet Lda.
  • Processo n.º 107 – Francisco Manuel da Silva Soares Camacho
  • Processo n.º 116 – A Bela Associação [/expand]

[expand title=”Projetos Apoiados na área do Teatro” swaptitle=”Fechar “]

• Processo n.º 61 – André Moura Susano
  • Processo n.º 64 – Susana Moreiras Dias Madeira
  • Processo n.º 74 – Maria Leonor Costa Carvalho da Conceição
  • Processo n.º 85 – Má–Criação
  • Processo n.º 86 – Raquel Belchior
  • Processo n.º 87 – EnLAMA Associação Cultural
  • Processo n.º 108 – UMCOLETIVO Associação Cultural
  • Processo n.º 121 – João Manuel Furtado Rita Lagarto [/expand]

© Stevie Powers. Imagem de um concerto da banda Kumpania Algazarra no espaço The Caves (Edimburgo), tour apoiada no âmbito da 1.ª fase do concurso de Apoio à Circulação de Espetáculos 2016.