15 mai

Workshops de voz e texto por Cathleen McCarron no Teatro Nacional D. Maria II

Cathleen McCarron estará em Lisboa, durante o mês de junho, na sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II, para lecionar quatro workshops de voz e teatro: "Dizer Shakespeare"; "Voz, Texto e o Ator"; "Trabalhar com texto moderno" e "Retórica: a Arte do Discurso Persuasivo". A Fundação GDA associa-se a esta iniciativa, proporcionando, assim, aos artistas cooperadores a possibilidade de usufruir de preços de inscrição mais reduzidos.

Cathleen McCarron, voice coach da Royal Shakespeare Company e professora de técnica vocal, texto e sotaque, estará em Lisboa para lecionar quatro workshops de voz e texto, dirigidos a atores e estudantes de artes performativas.

Nestes workshops, os participantes poderão explorar as potencialidades da voz. McCarron utiliza a sua própria experiência de palco para ajudar profissionais e interessados em artes performativas a libertar a imaginação através da voz e da linguagem.

A Fundação GDA associa-se a esta iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, proporcionando, assim, aos artistas cooperadores a possibilidade de usufruir de preços de inscrição mais reduzidos.

Workshop 1: Dizer Shakespeare

14 jun, 14h30 -18h30
Este animado e prático workshop baseado em textos irá debruçar-se sobre a extraordinária linguagem de Shakespeare e equipá-lo com ferramentas para investigá-la, relacionar-se com ela, e dizê-la com paixão e confiança.

Workshop 2: Voz, Texto e o Ator

15 jun, 14h30 - 18h30
Este workshop explora estratégias divertidas e práticas para fazer a ponte que pode por vezes existir entre o trabalho técnico de voz e a forma expressiva e verdadeira como se diz o texto.

Workshop 3: Trabalhar com texto moderno

16 jun, 14h30 - 18h30
Neste workshop, serão investigados uma série de textos dos séculos XX e XXI e descobrir-se-ão formas de tornar a linguagem ativa, expressiva e persuasiva.

Workshop 4: Retórica: a Arte do Discurso Persuasivo

17 jun, 10h - 14h
Neste workshop, olhar-se-á para um certo número de diferentes textos, clássicos e modernos, para ver como os dramaturgos empregam mecanismos retóricos e como os atores podem usá-los para se relacionarem com as táticas linguísticas usadas pelos personagens à medida que perseguem os seus objetivos.

Informações Úteis

Número máximo de participantes: 20
Condições de inscrição: preenchimento de ficha de inscrição com envio de CV e carta de motivação (máx. 1 página cada)
Ficha de inscrição: clique aqui para aceder
Período para candidaturas: 2 de abril a 31 de maio
Comunicação de candidatos selecionados: 1 de junho
Preço para artistas cooperadores da GDA: € 5 por workshop
Preço regular: € 20 por workshop
Apoios: Fundação GDA, British Council

Palavras-Chave

Partilhar