25 jan

Workshop “Equilíbrio Rítmico Corporal” com desconto de 90% para cooperadores da GDA

Organizado pelo Laboratório de Experimentação Cénica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o workshop Equilíbrio rítmico corporal – Distâncias, forças e silêncios nas práticas cénicas – traz a Portugal dois métodos praticamente desconhecidos. Decorre entre 6 e 10 de fevereiro e garante aos cooperadores da GDA de um desconto de 90% no preço de inscrição.

 

Pela mão dos argentinos Carla Fonseca e Horacio López chegarão a Lisboa dois métodos quase desconhecidos em Portugal: a metodologia 3 Golpes e a metodologia Dalcroze. Os dois formadores, que ao longo dos últimos anos têm desenvolvido um diálogo entre ambos os métodos estarão, entre 6 e 10 de fevereiro, nas instalações do Laboratório de Experimentação Cénica (LEC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, para ministrar o workshop Equilíbrio rítmico corporal – Distâncias, forças e silêncios nas práticas cénicas,

A iniciativa do LEC consistirá em cinco jornadas de seis horas de trabalho intenso durante as quais a atores, bailarinos, músicos, encenadores e outros artistas, serão convidados a explorar e adquirir ferramentas para a improvisação interdisciplinar, vivenciar as rítmicas africanas e a sua evolução no Rio de la Plata, bem como usar o corpo como primeiro instrumento e aplicar essas técnicas à vocalização de textos.

Os participantes serão sensibilizados para a capacidade de governar o seu comportamento rítmico e para o desenvolvimento de sequências de movimento com várias temporalidades. Serão capazes de improvisar, experimentar e ressignificar a experiência temporal e rítmica para desenvolver a expressão e enfrentar um território de ação interdisciplinar.

O objetivo é ativar os centros de perceção musical e a coordenação das extremidades à esquerda e direita para equilibrar os hemisférios cerebrais. Isto pode realizar-se com as mãos (percussão) ou com os pés (dança) ou com ambas as polaridades alternadamente.

Carla Fonseca é professora com Especialização em Rítmica Dalcroze e participa como atriz e música em projetos artísticos interdisciplinares. Criou e dirige as Jornadas Internacionais Ritmo en las Artes (2015 a 2018) na Universidad Nacional de las Artes, em Buenos Aires.

Horacio López é percussionista, pedagogo e criador do método 3 Golpes e do Método de dissociação rítmica corporal. Partilhou projetos e atuações com músicos como Paquito de Rivera, Herbie Hancock, Airto Moreira, Flora Purin, Egberto Gismonti, entre outros, e pisou os palcos de festivais e teatros como Carnegie Hall, Berlin Jazz Festival, Kölner Jazz Haus Festival, Zurich Jazz Festival. Além disso, tem ministrado cursos em Buenos Aires, Los Ángeles, New Jersey, Dinamarca, Panamá, Guatemala.

A iniciativa do LEC é apoiada pela Fundação GDA, pelo que os cooperadores da GDA podem beneficiar de um desconto de 90% sobre o preço de inscrição.

 

Inscrições até 4 de fevereiro: enviar currículo resumido para Paulo Filipe Monteiro, pfm@fcsh.unl.pt

Preço: € 60 (90% de desconto para cooperadores da GDA e membros do LEC)

Dados para pagamento:

IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública

IBAN: PT50 0781 0112 00000006399 80

BIC: IGCPPTPL

Enviar comprovativo para tesouraria@fcsh.unl.pt.

Deverão colocar na descrição da transferência a seguinte informação: "CC 220008".

Datas: 6 a 10 de fevereiro

Local: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, Avenida de Berna

Foto: Diana Quintela

Palavras-Chave

Partilhar