4.ª sessão #makethemost

#makethemost_porto_18_marco_1.png

Página oficial do evento: clique aqui para aceder
Página oficial do #makethemost: clique aqui para aceder

A Fundação GDA dá continuidade ao projeto #makethemost, através de eventos informais de debate dedicados aos fundos europeus para as artes e para a cultura.

A 4.ª sessão informal #makethemost realiza-se no Porto no dia 18 de março 2019, com o objetivo de alargar o projeto a outros pontos do país. Por se tratar da primeira edição nesta cidade, a sessão será complementada por elementos de informação relevante, de forma a trabalhar a cultura e as artes numa dimensão europeia.

O projeto #makethemost pretende, deste modo, influenciar a motivação, o conhecimento e a capacidade de detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais portugueses, fomentando o diálogo e a troca de experiências numa dinâmica continuada, através da realização de sessões informais, em espaços privilegiados.

Ao facilitar o acesso à informação sobre gestão de projeto e financiamento europeu, a Fundação GDA tem a ambição de incentivar a internacionalização e o desenvolvimento de projetos que reflitam o enorme talento dos artistas portugueses.

Os trabalhos do dia 18 de março, coordenados por Francisco Cipriano, dividem-se em dois momentos com objetivos distintos. Numa primeira etapa, entre as 14 e as 16h30 horas, responsáveis pelas linhas de financiamento do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020) e do programa Europeu Europa Criativa, terão a palavra para uma sessão de informação relativa aos modelos de funcionamento e linhas de financiamento disponíveis para as artes e para a cultura. A partir das 17 horas, terão a palavra os interlocutores de dois projetos desenvolvidos no Norte de Portugal, com acesso a financiamento pelas linhas anteriormente expostas, apresentando a sua experiência e o percurso que conduziu à aprovação do seu financiamento.

Neste contexto de diálogo, de troca de experiências e de apresentação de casos concretos, será possível discutir a concretização de projetos no terreno e fomentar novas ideias que poderão conduzir a mais oportunidades de financiamento para o setor cultural e criativo.

Esta iniciativa, promovida pela Fundação GDA e desenvolvida em parceria com a Bússola e com o apoio do Município do Porto, visa aproximar a comunidade artística portuguesa dos fundos europeus. Será levada a cabo em conjunto com as outras ações a cargo da Fundação GDA neste domínio, incluindo as sessões de aconselhamento individuais. Tem como principal objetivo motivar os artistas pelo conhecimento para a maximização das oportunidades de financiamento para os seus projetos.

14h00 Receção dos participantes

14h30 Início da sessão

14h40 Apresentação de dois instrumentos vocacionados para o financiamento da arte e cultura

PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DO NORTE/ NORTE 2020

• Paula Santos Secretária Técnica do FSE, Autoridade de Gestão do NORTE 2020
    Avisos aos municípios com a designação “Cultura para Todos”
  • Rosa Cortez Secretária Técnica do FEDER, Autoridade de Gestão do NORTE 2020
    Património Cultural e projetos imateriais na área da cultura

PROGRAMA EUROPA CRIATIVA Centro de Informação Europa Criativa – Portugal

• Susana Costa Pereira Responsável Subprograma Cultura
  • Manuel Claro Responsável Subprograma Media

PERGUNTAS E RESPOSTAS

16h45 Intervalo (Coffee break & networking)

17h00 Testemunhos a NORTE

PO NORTE 2020

• Bruno Martins – Teatro da Didascália
  • Francisco Jorge Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
    Projeto: Vaudeville Rendez-Vous/Teatro da Didascália festival de circo por Braga, Guimarães e Famalicão

PROGRAMA EUROPA CRIATIVA

• Ana Vitorino Diretora Artística do Visões Úteis (associação)
    Projeto: Reclaim the future nomadic carnivals for change (multidisciplinar)