2.ª sessão #makethemost
17 de setembro, das 18h00 às 22h00
Fundação GDA
Avenida Defensores de Chaves, n.º 46 A/B, 1000 - 120, Lisboa
Página oficial do evento: clique aqui para aceder
Página oficial do #makethemost: clique aqui para aceder
O nosso objetivo é apresentar as oportunidades de financiamento neste programa. Para isso, vamos dar a conhecer os projetos ganhadores neste domínio: "Arts in Action" da Pr'Animação - Associação de Animação Cultura, pela voz do seu coordenador geral, Altino Barradas e o projeto BeMore, constituído por uma parceria que envolve os Municípios de Azambuja, de Moya (Espanha/Canarias) e de Castel Bolognese (Itália), que tem como objetivo geral criar, testar e disseminar um modelo de educação não formal de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais, através da Educação pela Arte, com apresentação a cargo da Vereadora da Educação Sílvia Vítor da Câmara Municipal de Azambuja. Vamos discutir ideias com atores experientes neste domínio, na tentativa de criar condições facilitadoras para futuros projetos Erasmus+ no domínio da arte e da cultura.

Inscreva-se aqui!
Moderadores
Francisco Cipriano

A sua vida profissional está ligada à Execução e Acompanhamento, Avaliação e Controlo de instrumentos de apoio às políticas públicas, sobretudo no âmbito do desenvolvimento regional e da política de coesão. A sua experiência profissionalmente tem vindo a criar ligações com a gestão e a implementação dos programas e projetos estruturais da União Europeia e dos Fundos Comunitários em Portugal.
Joaquim Jorge

Trabalha há cerca de 20 anos como técnico da cultura, tendo-se especializado na gestão de projetos Europeus. Nesta área, tem trabalhado as diferentes dimensões: financiamento, sustentabilidade, gestão e qualidade dos projetos. É um dos profissionais Portugueses com mais experiência nesta matéria, assumindo funções de consultor formador e investigador. Também neste âmbito, tem usufruido de várias ações de formação especializadas em gestão de projeto e novos modelos de aprendizagem.
Foi comissário da Conferência Europeia The Crisis as a Challenge, organizada com a Mapa das Ideias, em maio de 2012, que juntou cerca de oitenta profissionais de toda a Europa numa maratona de 5 dias de seminários e workshops.
Foi avaliador do European Museum Mediators coordenado pela Mapa das Ideias, entre 2012 e 2014, que envolveu Portugal, Espanha, Dinamarca, Itália e Estónia num projeto conjunto de investigação e formação na área da Mediação Cultural. É autor de vários artigos e comunicações.
Participantes convidados
Altino Barradas
PR’ ANIMAÇÃO

Cansou-se de ser trabalhador do Estado (Instituto Português da Juventude) em 2013. Desde então, é presidente da Propósito Inadiável – Associação para costumes futuros, e “agente para a descoberta e desenvolvimento” desde que se lembra.
O projeto “Artes em Ação” foi financiado pelo programa europeu Erasmus, tem como princípio a inclusão social e o grupo tem integrados jovens dos internatos de Portalegre, da APPACDM e da Cerci.
Mais de sessenta jovens portugueses, belgas, suecos, alemães e italianos fizeram uma residência artística em Portalegre, apresentando o resultado do projeto com um espetáculo de música, dança e projeção de vídeos na Praça da República.
Sílvia Vitor, Vereadora da Educação da Câmara Municipal a Azambuja
Projeto BeMore

Os destinatários diretos deste projeto são os técnicos de juventude (capacitando os técnicos de juventude com as competências e metodologias necessárias) e os jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos.
O projeto BeMore irá assim:
- Promover as taxas de sucesso escolar e combater o insucesso e o abandono escolar;
- Diminuir o desemprego jovem;
- Desenvolver competências nos jovens que os tornem mais capazes, mais motivados, mais ativos, mais produtivos e mais ativos;
- Permitir o contacto com outras realidades, instrumentos, ferramentas e dinâmicas com vista à implementação de novas metodologias de intervenção com os jovens;
- Capacitar os técnicos de juventude com as competências e metodologias necessárias para transmitir os valores comuns fundamentais da nossa sociedade aos jovens, prevenindo também a sua radicalização e violência.