Subprograma MEDIA - Festivais

Programa Comunitário

Europa Criativa

Gestão direta da União Europeia

Subprograma

Subprograma MEDIA - Festivais.

Aviso

Propostas EACEA/17/2017 referente ao apoio MEDIA - Festivais.

Data limite para apresentação de candidaturas

  • 23 de novembro de 2017 às 11:00 (12:00 Bruxelas), para festivais que ocorram de 1 de maio de 2018 a 31 de outubro de 2018
  • 26 de abril de 2018 às 11:00 (12:00 Bruxelas), para festivais que ocorram de 1 de novembro de 2018 a 30 de abril de 2019

Informação suplementar para os beneficiários

A linha de financiamento MEDIA - Festivais de Cinema destina-se a apoiar entidades que organizem festivais de cinema que cumpram os seguintes critérios:

  • Um mínimo de 70% da programação apresentada ao público durante o festival ou, pelo menos, 100 longas-metragens (ou 400 curtas-metragens) devem ser originárias de países participantes no subprograma MEDIA.

Dentro desta programação de "países MEDIA":

  • 50% dos filmes devem ser não nacionais;
  • Devem estar representados pelo menos 15 países.

Regiões Elegíveis em Portugal

Todas as regiões

Link para o Aviso de Abertura

Clique aqui e aqui

Link para o Programa

Clique aqui

Outras informações

O subprograma MEDIA do Europa Criativa é um instrumento da Comissão Europeia de apoio ao Cinema e Audiovisual europeus.

O MEDIA tem 2 grandes prioridades:

  • Reforço da Capacidade do Setor Audiovisual
  • Promoção da Circulação transnacional

No sentido de se atingir o Reforço da Capacidade do Setor Audiovisual, o MEDIA tem como objetivos:

  • Facilitar a aquisição de competências e o desenvolvimento de redes incentivando, em especial, o uso de tecnologias digitais para assegurar a necessária adaptação à evolução dos mercados;
  • Aumentar a capacidade de criação dos operadores audiovisuais relativamente a obras audiovisuais com potencial de divulgação dentro e fora da Europa e facilitar as co-produções europeias e internacionais, incluindo com empresas de difusão televisiva;
  • Estimular o intercâmbio entre empresas, facilitando o acesso dos operadores audiovisuais aos mercados e a ferramentas comerciais que reforcem a visibilidade dos seus projetos nos mercados Europeu e internacional.

Relativamente à Promoção da Circulação transnacional, são objetivos do MEDIA:

  • Apoiar a distribuição cinematográfica através de atividades transnacionais de marketing, promoção, distribuição e exibição de projetos audiovisuais;
  • Apoiar a comercialização e a distribuição transnacionais através de plataformas online;
  • Apoiar a formação de públicos como meio de estimular o interesse pelas obras audiovisuais, nomeadamente através da sua promoção, de eventos e festivais e do desenvolvimento de competências cinematográficas;
  • Promover a flexibilidade dos novos meios de distribuição, a fim de permitir o surgimento de novos modelos de negócio.