Fundos Europeus

Nesta área do departamento de Formação e Desenvolvimento, pretende-se estimular novas formas de intervenção que permitam aprofundar a relação direta dos artistas com os fundos europeus, contribuindo assim para divulgar e informar, mas também para construir relações diretas de maior proximidade com os artistas neste domínio.

A criação de uma área dedicada aos Fundos Europeus é o resultado da reflexão que a Fundação GDA tem vindo a realizar, com o objetivo de oferecer aos artistas novos mecanismos destinados à multiplicação das oportunidades de financiamento e viabilização dos seus projetos artísticos. Resulta ainda de um compromisso publicamente assumido em 2016, por ocasião da organização em Lisboa e no Porto dos seminários dedicados a esta temática, que previam um acompanhamento cuidadoso desta matéria.

De fato, a dispersão da informação por múltiplas plataformas, muitas delas desconhecidas dos artistas, a opacidade duma linguagem tantas vezes de difícil compreensão, as dúvidas técnicas e de carácter burocrático-administrativo, são alguns dos fatores que podem impedir o pleno aproveitamento das oportunidades de financiamento existentes. É essa a motivação que induz a Fundação GDA a assumir um papel de catalisador, mediador e facilitador dos elementos que proporcionem uma maior fluidez informativa sobre estes programas.

O processo exige um esforço de colaboração com as organizações, agências e organismos envolvidos, tendo em vista avaliar a utilidade de conceber novas metodologias de trabalho em rede, num modelo que contribua para assegurar um efetivo acompanhamento aos artistas e às suas organizações: um modelo mais personalizado e customizado. A metodologia de trabalho concebida irá privilegiar as plataformas digitais já existentes, nomeadamente o site da Fundação GDA, e desenvolve-se em torno de quatro eixos específicos:

INFORMAÇÃO

Atividades que permitam manter um fluxo de informação sobre as agendas de financiamento e sirva de sistema de alerta sobre avisos de abertura dos programas e outras informações relevantes específicas para os artistas;

FACILITAÇÃO

Desenvolvimento e atualização de instrumentos facilitadores para o acesso aos programas, à pesquisa de parceiros e ao desenvolvimento dos projetos existentes;

COOPERAÇÃO

Criação de um sistema de consultas de informação, aconselhamento e acompanhamento dedicadas, através de respostas online e consultas presenciais, que se revelem indispensáveis a um melhor aproveitamento das oportunidades criadas pelos fundos disponíveis;

MEDIAÇÃO

Ações de aproximação/conhecimento junto das entidades financiadoras e dos organismos do Estado que permitam evidenciar o contributo da Fundação GDA (enquanto agente mobilizador) e dos Artistas (enquanto “Atores”) na prossecução dos objetivos definidos nos programas.

Para esse efeito, a partir de agora a Fundação GDA passa a disponibilizar no seu site um novo menu dedicado aos Fundos Europeus, no qual os artistas poderão encontrar informações compiladas por técnicos especializados nesta área, incluindo a possibilidade de agendamento de consultas personalizadas.