Bolsas

A intervenção da Fundação na área da formação, através da atribuição de bolsas de estudo, constitui um investimento que presta um contributo decisivo para o futuro das artes performativas em Portugal, nomeadamente à sua capacidade de afirmação, notoriedade, reconhecimento social e sustentabilidade.

O investimento do Departamento de Formação e Desenvolvimento constitui-se na atribuição de bolsas de estudo, através do Programa de Bolsas de Qualificação e Especialização Artística, desenhado por concurso anual, e também através da atribuição de bolsas de estudo através de entidades parceiras, por via de protocolos estabelecidos para esse efeito.

Apoio a Bolsas de Qualificação e Especialização Artística

Aviso de Abertura

Âmbito

Este concurso visa estimular a especialização, a formação contínua e a valorização profissional dos atores, bailarinos e músicos, e fomentar a progressão das respetivas carreiras profissionais, através do desenvolvimento de projetos de especialização académica, ações de formação em técnicas avançadas dos domínios artísticos envolvidos, ou programas de pesquisa e desenvolvimento teórico que contribuam para o desenvolvimento das artes e da cultura nacionais.

Calendário dos Concursos de 2017

Datas de Candidatura: 10 de abril a 5 de maio de 2017
Ver resultados: clique aqui

Disposições Gerais

• Aplicam-se as normas estabelecidas no Regulamento geral de candidatura aos apoios da Fundação GDA e no Regulamento Específico deste programa;
  • Apenas são admitidas candidaturas online apresentadas no formulário próprio  (a disponibilizar na data de abertura do concurso) devidamente preenchido e que reúnam os requisitos exigidos nos regulamentos aplicáveis;
  • Todos os pedidos de apoio devem ser apresentados em português;
  • Os processos de candidatura só serão elegíveis para análise quando completos e submetidos online com êxito;
  • A Fundação GDA reserva-se o direito de solicitar mais informações;
  • As bolsas têm uma duração mínima de 3 meses e máxima de 1 ano;
  • Excluem-se as candidaturas destinadas à frequência de cursos do ensino profissional ou à obtenção de graus de licenciatura e de doutoramento.

Condições de admissão das candidaturas

• São admitidas a este programa as candidaturas apresentadas por artistas intérpretes ou executantes, na definição do Artigo 3.º alínea a) da Convenção de Roma de 1961, ratificada em Portugal no ano de 1999:
    a) “artistas intérpretes ou executantes”, os atores, cantores, músicos, dançarinos e outras pessoas que representem, cantem, recitem, declamem, interpretem ou executem, por qualquer forma, obras literárias ou artísticas;
  • Só são admitidas a este programa candidaturas apresentadas por artistas intérpretes ou executantes, em nome individual, que demonstrem exercer uma atividade profissional regular e continuada, ou que tenham terminado a licenciatura em alguma das áreas artísticas descritas no âmbito deste apoio.

Montante do apoio

• O montante total de apoios a distribuir em 2017, neste concurso, é de € 75.000,00 (setenta e cinco mil euros);
  • O montante máximo de cada bolsa a atribuir não poderá exceder os € 5.000,00 (cinco mil euros);
  • Caso a bolsa da Fundação GDA não cubra a totalidade dos encargos formativos previstos, o bolseiro poderá acumular a bolsa da Fundação com outra bolsa, desde que informe previamente a Fundação sobre esta situação.

Objetivos específicos do apoio financeiro

Serão consideradas prioritárias as despesas diretamente relacionadas com os seguintes aspetos:

• Propinas e outros encargos obrigatórios com a realização do projeto;
  • Custos de admissão ou frequência das ações propostas na candidatura;
  • Despesas com seguros, materiais escolares ou de estudo obrigatórios.

Prazo de execução

As bolsas concedidas no âmbito deste programa, salvo casos de natureza excecional, devidamente fundamentados, terão que ser utilizadas entre o dia 1 de agosto de 2017 e o dia 1 de agosto de 2018.

Calendário dos Concursos de 2016

Datas de candidatura: 2 de maio a 2 de junho 2016
Ver resultados: clique aqui
Formulário para preenchimento do Relatório de Execução de Projeto: clique aqui
Formulário de Alteração de Projeto: clique aqui

Para mais informações e esclarecimentos:

Cláudia Regina
Ação Cultural
E-mail:  claudia.regina@fundacaogda.pt

Delegação do Porto:
Amália Pereira
E-mail: amalia.pereira@gda.pt
Tel.  222 085 578/9

Escola de Música do Conservatório Nacional

O protocolo celebrado com a Escola de Música do Conservatório Nacional contempla a atribuição de bolsas a alunos finalistas do curso secundário para a frequência de estudos avançados no estrangeiro. As bolsas são atribuídas na sequência de concurso realizado pela EMCN, no qual se destacam o mérito e a carência financeira como parâmetros de análise para a selecção dos alunos apoiados.

Este protocolo contempla ainda o apoio a ações de formação de natureza diversa, como a realização de masterclasses e workshops com orientadores de renome, bem como outras iniciativas de relevo no plano educativo e da orientação profissional dos alunos.

Orquestra Sinfónica Juvenil

A Fundação GDA é um dos principais patronos para a atribuição de bolsas de estudo aos jovens artistas que integram este histórico e fundamental projeto musical e educativo. As bolsas consistem na atribuição de um subsídio de estudo pelo período de 10 meses e são concedidas a jovens de elevado potencial artístico, através de um processo de candidatura e concurso, com seleção a cargo da Orquestra Sinfónica Juvenil.