Conferências, colóquios, seminários

Este não é mais um seminário! Financiamento europeu para artistas

A Fundação GDA organizou este encontro em Lisboa (27 e 28 de Junho 2016) e no Porto (11 e 12 de Julho de 2016) com o propósito de facilitar o acesso à informação sobre as oportunidades de financiamento europeu e esclarecer dúvidas.

O mundo dos financiamentos europeus é uma incógnita para muitos artistas em Portugal e apresenta-se algo complexo, em termos de linguagem e de procedimentos. Nomes como Portugal 2020, Europa Criativa, Erasmus +, Horizonte 2020 ou Programas Operacionais podem fazer parte do nosso dia-a-dia, mas não sabemos se podemos beneficiar e como devemos proceder.

Este encontro foi composto por uma parte expositiva, onde foram apresentados e explicados os vários programas de apoio existentes; e por uma parte prática, que procurou exemplificar o processo de apresentação de uma candidatura (avisos, desenho do projeto, Portal 2020) e apresentou alguns exemplos concretos de projetos portugueses que tiveram financiamento europeu e que nos possam servir de inspiração. O objetivo foi facilitar a interpretação da informação disponível e aumentar a autonomia e capacitação dos artistas que desejam ou têm necessidade de recorrer a financiamento europeu.


Documentos Úteis:


Veja os vídeos das apresentações