Bolsas

A intervenção da Fundação na área da formação, através da atribuição de bolsas de estudo, constitui um investimento que presta um contributo decisivo para o futuro das artes performativas em Portugal, nomeadamente à sua capacidade de afirmação, notoriedade, reconhecimento social e sustentabilidade.

O investimento do Departamento de Formação e Desenvolvimento constitui-se na atribuição de bolsas de estudo, através do Programa de Bolsas de Qualificação e Especialização Artística, desenhado por concurso anual, e também através da atribuição de bolsas de estudo através de entidades parceiras, por via de protocolos estabelecidos para esse efeito.

Apoio a Bolsas de Qualificação e Especialização Artística

Âmbito

Este concurso visa estimular a especialização, a formação contínua e a valorização profissional dos atores, bailarinos e músicos, e fomentar a progressão das respetivas carreiras profissionais, através do desenvolvimento de projetos de especialização académica, ações de formação em técnicas avançadas dos domínios artísticos envolvidos, ou programas de pesquisa e desenvolvimento teórico que contribuam para o desenvolvimento das artes e da cultura nacionais.

Regulamentos

Regulamento Geral de Apoios 2018

Clique aqui para aceder

Regulamento Específico de Apoio a Bolsas de Qualificação e Especialização Artística 2018

Clique aqui para aceder

Calendário dos Concursos de 2018

Datas de Candidatura: 9 de abril a 4 de maio de 2018

Calendário dos Concursos de 2017

Datas de Candidatura: 10 de abril a 5 de maio de 2017

Calendário dos Concursos de 2016

Datas de candidatura: 2 de maio a 2 de junho 2016
Ver resultados: clique aqui para aceder
Formulário para preenchimento do Relatório de Execução de Projeto: clique aqui para aceder
Formulário de Alteração de Projeto: clique aqui para aceder

Para mais informações e esclarecimentos:

Cláudia Regina
E-mail:  claudia.regina@fundacaogda.pt

Escola de Música do Conservatório Nacional

O protocolo celebrado com a Escola de Música do Conservatório Nacional contempla a atribuição de bolsas a alunos finalistas do curso secundário para a frequência de estudos avançados no estrangeiro. As bolsas são atribuídas na sequência de concurso realizado pela EMCN, no qual se destacam o mérito e a carência financeira como parâmetros de análise para a selecção dos alunos apoiados.

Este protocolo contempla ainda o apoio a ações de formação de natureza diversa, como a realização de masterclasses e workshops com orientadores de renome, bem como outras iniciativas de relevo no plano educativo e da orientação profissional dos alunos.

Orquestra Sinfónica Juvenil

A Fundação GDA é um dos principais patronos para a atribuição de bolsas de estudo aos jovens artistas que integram este histórico e fundamental projeto musical e educativo. As bolsas consistem na atribuição de um subsídio de estudo pelo período de 10 meses e são concedidas a jovens de elevado potencial artístico, através de um processo de candidatura e concurso, com seleção a cargo da Orquestra Sinfónica Juvenil.