Prémios

Os prémios constituem um fator de prestígio, de divulgação e reconhecimento público do trabalho dos artistas, constituindo um marco significativo na sua carreira profissional. A atribuição de prémios faz salientar a excelência do trabalho artístico e gera incentivos à dinamização da atividade profissional, sendo um fator relevante na difusão das artes e no desenvolvimento das carreiras artísticas. Os prémios contribuem também para o reconhecimento social das profissões artísticas e para a notoriedade das atividades criativas.

Prémio Atores de Cinema Fundação GDA

Criado em 2008, o Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA visa reconhecer o mérito artístico e a excelência do trabalho de interpretação de atores e atrizes nacionais em longas-metragens de ficção.

Pretende-se, assim, promover e conferir notoriedade ao trabalho dos artistas intérpretes na execução da sua atividade profissional, contribuindo para a dignificação profissional através da criação de uma homenagem pública que simboliza o relevo, o significado e o impacto associados ao desempenho destas atividades profissionais, e do potencial que elas representam para o desenvolvimento cultural, social e humano das sociedades.

A sua singularidade consiste em todo o processo ser realizado exclusivamente pelos próprios profissionais visados, assumindo-se como um prémio inter pares: um prémio de interpretação atribuído por profissionais da mesma área. Saber mais +

Prémio Jovens Músicos

No âmbito da parceria estabelecida com o Prémio Jovens Músicos desde 2008, é atribuído um prémio aos vencedores na categoria de Música de Câmara – Nível Superior, que consiste na viabilização da produção, fixação e distribuição de uma edição fonográfica de nível profissional.

Histórico de Premiados

Duo Xasonaip: Helder Alves e Cândido Fernandes

Quarteto blanc: David Ascenção, Rodrigo Gomes, Mariana Blanc e Maria Isabel Vaz

Música de Câmara – Nível Superior