Apoio a Espetáculos de Teatro e Dança

Âmbito

Este programa visa apoiar a produção e apresentação pública de projetos nos domínios do teatro, da dança e dos cruzamentos disciplinares, tendo em vista promover oportunidades para o desenvolvimento da atividade profissional dos atores e dos bailarinos, e dinamizar a oferta e a diversidade criativa nestas áreas aos públicos nacionais, prestigiando a carreira profissional dos artistas.

Calendário dos Concursos de 2017

Datas de candidatura: 13 de fevereiro a 9 de março de 2017
Ver resultados: clique aqui

Disposições Gerais

  1. Aplicam-se as normas estabelecidas no Regulamento Geral 2017 de candidatura aos apoios da Fundação GDA e no Regulamento Específico deste programa.
  2. Apenas são admitidas candidaturas online apresentadas no formulário próprio (a disponibilizar na data de abertura do concurso) devidamente preenchido e que reúnam os requisitos exigidos nos regulamentos.
  3. Todos os pedidos de apoio devem ser apresentados em português.
  4. Os processos de candidatura só serão elegíveis para análise quando completos e submetidos online com êxito.
  5. A Fundação GDA reserva-se o direito de solicitar mais informações sobre os projetos.
  6. As entidades apoiadas obrigam-se a entregar à Fundação GDA um relatório final do projeto com todos os elementos definidos nos regulamentos aplicáveis.

Condições de admissão das candidaturas

  1. São admitidas as candidaturas apresentadas por estruturas de produção artística ou por artistas intérpretes ou executantes, na definição do Artigo 3.º alínea a) da Convenção de Roma de 1961, ratificada em Portugal no ano de 1999:
    a) “artistas intérpretes ou executantes”, os atores, cantores, músicos, dançarinos e outras pessoas que representem, cantem, recitem, declamem, interpretem ou executem, por qualquer forma, obras literárias ou artísticas;
  2. Entende-se por “Entidade Beneficiária” as estruturas de produção artística e/ou os Artistas Intérpretes ou Executantes em nome individual que submetam candidaturas.
  3. No caso de projetos submetidos por Artistas Intérpretes ou Executantes envolvendo vários artistas, apenas um poderá ser identificado como Entidade Beneficiária. À Entidade Beneficiária cabe a coordenação do processo durante todo o desenvolvimento do projeto e a interlocução com a Fundação GDA, em nome de todos os intervenientes.

Montante do apoio

  1. O montante total de apoios a distribuir em 2017, neste concurso, é de €75.000,00 (setenta e cinco mil euros).
  2. O montante máximo de apoio a atribuir por candidatura, no âmbito deste concurso, é de €7.500,00 (sete mil e quinhentos euros), para um mínimo de 10 apoios.
  3. Os apoios concedidos no âmbito deste programa são atribuídos a título de comparticipação nas despesas ou encargos dos projetos. Exclui-se, por conseguinte, candidaturas que visem a obtenção de financiamento integral.

Objetivos específicos do apoio financeiro

Serão consideradas prioritárias as despesas diretamente relacionadas com prestação do trabalho dos artistas intérpretes, nomeadamente:

  • Cachets;
  • Deslocações, seguros, estadias e alimentação;
  • Registo e fixação audiovisual do espetáculo.

Prazo de Execução

Os espetáculos apoiados no âmbito deste programa terão, obrigatoriamente, que estrear no prazo máximo de 12 meses a contar da data da notificação sobre a atribuição do apoio.


Calendário dos Concursos de 2016

Datas de candidatura: 2 de Maio a 2 de Junho 2016
Ver resultados: clique aqui
Formulário para preenchimento do Relatório de Execução de Projeto: clique aqui
Formulário de Alteração de Projeto: clique aqui


Para mais informações e esclarecimentos:

Cláudia Regina
Ação Cultural
E-mail:  claudia.regina@fundacaogda.pt
Tel. 218 411 650

Delegação do Porto:
Amália Pereira
E-mail: amalia.pereira@gda.pt
Tel.  222 085 578/9