Concurso de Apoio a Curtas-metragens 2019

Âmbito

O presente concurso visa apoiar a produção de curtas-metragens de ficção nacionais, tendo em vista promover e profissionalizar o trabalho realizado pelos artistas intérpretes nestas obras, favorecendo a divulgação e desenvolvimento da sua carreira profissional e artística.

Datas de candidatura

22 de abril a 17 de maio de 2019

Disposições Gerais

1.    Aplicam-se as normas estabelecidas no Regulamento Geral de candidatura aos apoios da Fundação GDA (clique para fazer download)  e no Regulamento Específico deste programa (clique para fazer download);
2.    Apenas são admitidas candidaturas submetidas online no formulário próprio (a disponibilizar no Portal do Artista na data de abertura do concurso) devidamente preenchido e que reúnam os requisitos exigidos nos regulamentos;
3.    Todos os pedidos de apoio devem ser apresentados em português;
4.    Os processos de candidatura só serão elegíveis para análise quando completos e submetidos online com êxito e dentro do prazo;
5.    A Fundação reserva-se o direito de solicitar ulteriores informações que considere necessárias.

Condições de admissão das candidaturas

1.    São admitidas candidaturas apresentadas por produtores, entidades produtoras de cinema, ou por artistas intérpretes ou executantes (atores, bailarinos e músicos);
2.    Entende-se por “Entidade Beneficiária” os produtores e/ou os Artistas Intérpretes ou Executantes em nome individual cujas candidaturas sejam selecionadas para apoio.
3.    As candidaturas submetidas em nome de uma entidade produtora de cinema deverão apresentar um comprovativo de sede em Portugal.

Montante do apoio

1.    O montante total de apoios a distribuir em 2019, neste concurso, é de € 150.000,00 (cento e cinquenta mil euros).
2.    O montante máximo de apoio a atribuir por candidatura, no âmbito deste concurso, é de € 7.500,00 (sete mil e quinhentos euros), cabendo à Entidade Beneficiária indicar qual o montante de apoio solicitado, até ao patamar máximo admitido.
3.    Os apoios concedidos no âmbito deste Programa são atribuídos a título de comparticipação nas despesas ou encargos relacionados com a participação dos artistas interpretes.

Objetivos específicos do apoio financeiro

Apoiar os custos dos artistas intérpretes ou executantes relacionados com:
a) Cachets dos artistas intérpretes ou executantes (atores, bailarinos e músicos);
b) Viagens, estadias, alimentação e transporte dos artistas intérpretes ou executantes (atores, bailarinos e músicos);
c) Outras despesas específicas diretamente relacionadas com a atividade dos artistas intérpretes ou executantes (atores, bailarinos e músicos).

Prazo de execução

As candidaturas apoiadas no âmbito deste Programa terão, obrigatoriamente, que finalizar a curta-metragem no prazo máximo de 12 meses a contar da data de assinatura do contrato. A Entidade Beneficiária obriga-se a exibir publicamente a obra apoiada no prazo máximo de 18 meses a contar da data da assinatura do contrato.

Para mais informações e esclarecimentos:
Cláudia Regina
Ação Cultural