Apoio a Curtas-metragens

Aviso de Abertura

Âmbito

O presente concurso visa apoiar a produção de curtas-metragens de ficção nacionais, tendo em vista promover e profissionalizar o trabalho realizado pelos artistas intérpretes nestas obras, favorecendo a divulgação e desenvolvimento da sua carreira profissional e artística.

Calendário dos Concursos de 2017

Datas de candidatura: 24 de abril a 19 de maio de 2017
Ver Resultados:

Disposições Gerais

1. Aplicam-se as normas estabelecidas no Regulamento Geral de candidatura aos apoios da Fundação GDA e no Regulamento Específico deste programa.
  2. Apenas são admitidas candidaturas online apresentadas no formulário próprio (a disponibilizar na data de abertura do concurso) devidamente preenchido e que reúnam os requisitos exigidos nos regulamentos.
  3. Todos os pedidos de apoio devem ser apresentados em português.
  4. Os processos de candidatura só serão elegíveis para análise quando completos e submetidos online com êxito.
  5. A Fundação GDA reserva-se o direito de solicitar mais informações.
  6. As candidaturas apoiadas no âmbito deste Programa terão, obrigatoriamente, que finalizar a curta-metragem no prazo máximo de 12 meses, a contar da data de assinatura do contrato.

Condições de admissão das candidaturas

1. São admitidas candidaturas apresentadas por produtores, entidades produtoras de cinema, ou por artistas intérpretes ou executantes, na definição do Artigo 3.º alínea a) da Convenção de Roma de 1961, ratificada em Portugal no ano de 1999:
    a) “artistas intérpretes ou executantes”, os atores, cantores, músicos, dançarinos e outras pessoas que representem, cantem, recitem, declamem, interpretem ou executem, por qualquer forma, obras literárias ou artísticas;
  2. Entende-se por “Entidade Beneficiária” os produtores, e/ou os Artistas Intérpretes ou Executantes em nome individual que submetam candidaturas.
  3. As candidaturas submetidas em nome de uma entidade produtora de cinema deverão apresentar um comprovativo de sede em Portugal.

Montante do apoio

1. O montante total de apoios a distribuir em 2017, neste concurso, é de € 60.000,00 (sessenta mil euros).
  2. O montante máximo de apoio a atribuir por candidatura, no âmbito deste concurso, é de € 5.000,00 (cinco mil euros), cabendo à Entidade Beneficiária indicar qual o montante de apoio solicitado, até ao patamar máximo admitido.
  3. Os apoios concedidos no âmbito deste Programa são atribuídos a título de comparticipação nas despesas ou encargos dos projectos.

Objetivos específicos do apoio financeiro

Apoiar os custos dos artistas intérpretes ou executantes, nomeadamente relacionados com:

• Cachets dos artistas intérpretes ou executantes;
  • Viagens, estadias, alimentação e transporte dos artistas intérpretes ou executantes;
  • Outras despesas específicas e diretamente relacionadas com a atividade dos artistas intérpretes ou executantes.

Prazo de execução

1. As candidaturas apoiadas no âmbito deste Programa terão, obrigatoriamente, que finalizar a curta-metragem no prazo máximo de 12 meses a contar da data de assinatura do contrato.
  2. A Entidade Beneficiária obriga-se a exibir publicamente a obra apoiada no prazo máximo de 18 meses a contar da data da assinatura do contrato.

Calendário dos Concursos de 2016

Datas de candidatura: 1 de Junho a 1 de Julho de 2016
Ver resultados: clique aqui
Formulário para preenchimento do Relatório de Execução de Projeto: clique aqui