Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete

Aviso de Abertura

Âmbito

Este concurso realiza-se em duas fases e visa apoiar projetos de edição fonográfica de intérprete. Os apoios são destinados a suportar os custos relacionados com a gravação e produção de novas obras fonográficas. Através deste programa, a Fundação GDA pretende dinamizar o mercado editorial da música portuguesa, a diversidade das expressões musicais e o acesso e usufruto dos cidadãos à criatividade musical.

Calendário dos Concursos de 2017

Datas da 1.ª fase de candidatura: 13 a 31 de Março de 2017
Ver Resultados: Clique aqui

Datas da 2.ª fase de candidatura: 11 a 29 de Setembro de 2017
Formulário de Inscrição: Clique aqui para aceder

Disposições Gerais

1. Aplicam-se as normas estabelecidas no Regulamento Geral de candidatura aos apoios da Fundação GDA e no Regulamento Específico deste programa;
  2. Apenas são admitidas candidaturas online apresentadas no formulário próprio (a disponibilizar na data de abertura do concurso) devidamente preenchido e que reúnam os requisitos exigidos nos regulamentos;
  3. Todos os pedidos de apoio devem ser apresentados em português;
  4. Os processos de candidatura só serão elegíveis para análise quando completos e submetidos online com êxito;
  5. A Fundação reserva-se o direito de solicitar mais informações sobre os projectos;
  6. As entidades apoiadas obrigam-se a entregar à Fundação GDA um relatório final do projecto com todos os elementos definidos nos regulamentos aplicáveis.

Condições de admissão das candidaturas

1. São admitidas candidaturas a este Programa apresentadas por artistas, intérpretes ou executantes, na definição do Artigo 3º alínea a) da Convenção de Roma de 1961, ratificada em Portugal no ano de 1999:
    a)“artistas intérpretes ou executantes”, os actores, cantores, músicos, dançarinos e outras pessoas que representem, cantem, recitem, declamem, interpretem ou executem, por qualquer forma, obras literárias ou artísticas;
  2. Não são admitidas candidaturas submetidas por entidades produtoras, agentes ou outras entidades colectivas;
  3. Não são admitidas candidaturas de Entidades nas seguintes situações:
    Que tenham outros apoios da Fundação GDA por concluir;
    Que não apresentem a documentação solicitada;
    Com pedidos de apoio com efeitos retroactivos.
  4. Não são admitidas candidaturas de carácter académico, escolar ou amador.

Montante do apoio

1. O montante total de apoios a distribuir em 2017, neste concurso, é de €120.000,00 (cento e vinte mil euros), a dividir em partes iguais pelas duas fases do concurso;
  2. Serão criados, em cada uma das fases, dois patamares financeiros de apoio para as candidaturas nos seguintes termos:
    Oito apoios com o valor unitário de € 5.000,00 (cinco mil euros).;
    Oito apoios com o valor unitário de € 2.500,00 (dois mil e quinhentos euros).
  3. Os apoios concedidos no âmbito deste Programa são atribuídos a título de comparticipação nos projectos e destinam-se a custear parcialmente despesas ou encargos orçamentados.

Objectivos específicos do apoio financeiro

1. Apoiar os custos relacionados nomeadamente com:
  • cachets de músicos;
  • gravação: honorários de técnicos, captação, edição, mistura, masterização, entre outros;
  • produção: duplicação de suportes, layout: design gráfico, fotos, impressão, capas, booklet, inlay, celofanagem, entre outros.

Prazo de execução

As candidaturas apoiadas terão, obrigatoriamente, que concluir a produção integral (gravação, mistura, masterização, capa e inlay) do fonograma no prazo máximo de 18 meses a contar da data de notificação da atribuição do apoio. Note que só são admitidos a concurso, nesta 2.ª fase, projetos a realizar entre 29 de Novembro de 2017 e 29 de maio de 2019.

Calendário dos Concursos de 2016

Datas da 1.ª fase de candidatura: 1 a 30 de Abril de 2016
Ver resultados: clique aqui
Formulário para preenchimento do Relatório de Execução de Projeto: clique aqui