Apoio à Circulação de Espetáculos

AVISO DE ABERTURA

Âmbito

Este concurso realiza-se em duas fases e visa apoiar a apresentação pública de projetos de música, teatro e dança, em Portugal e no estrangeiro, tendo em vista promover a circulação de espetáculos e artistas, e favorecer a divulgação e desenvolvimento da sua carreira profissional e artística.

Calendário dos Concursos de 2017

Datas da 1.ª fase de candidatura: 3 a 21 de abril de 2017

Datas da 2.ª fase de candidatura: 25 de setembro a 13 de outubro de 2017

Disposições Gerais

1. Aplicam-se as normas estabelecidas no Regulamento Geral de candidatura aos apoios da Fundação GDA e no Regulamento Específico deste programa.
  2. Apenas são admitidas candidaturas online apresentadas no formulário próprio  (a disponibilizar na data de abertura do concurso) devidamente preenchido e que reúnam os requisitos exigidos nos regulamentos.
  3. Todos os pedidos de apoio devem ser apresentados em português.
  4. Os processos de candidatura só serão elegíveis para análise quando completos e submetidos online com êxito.
  5. A Fundação reserva-se o direito de solicitar mais informações sobre os projetos.
  6. As entidades apoiadas obrigam-se a entregar à Fundação GDA um relatório final do projeto com todos os elementos definidos nos regulamentos aplicáveis.

Condições de admissão das candidaturas

1. São admitidas candidaturas apresentadas por produtores e estruturas de produção artística, ou por artistas intérpretes ou executantes, na definição do Artigo 3º alínea a) da Convenção de Roma de 1961, ratificada em Portugal no ano de 1999:
    a) “artistas intérpretes ou executantes”, os atores, cantores, músicos, dançarinos e outras pessoas que representem, cantem, recitem, declamem, interpretem ou executem, por qualquer forma, obras literárias ou artísticas;
  2. Entende-se por “Entidade Beneficiária” os produtores e/ou os Artistas Intérpretes ou Executantes em nome individual que submetam candidaturas.
  3. No caso de projetos submetidos por Artistas Intérpretes ou Executantes envolvendo vários artistas, apenas um poderá ser identificado como Entidade Beneficiária.
  4. Não são admitidas candidaturas de carácter académico, escolar ou amador

Montante do apoio

1. O montante total de apoios a distribuir em 2017, neste concurso, é de €120.000,00 (cento e vinte mil euros), a dividir em partes iguais pelas duas fases do concurso.
  2. O montante máximo de apoio a atribuir por candidatura, no âmbito deste concurso, é de €3.000,00, cabendo à Entidade Beneficiária indicar qual o montante de apoio solicitado, até ao patamar máximo admitido.
  3. Os apoios concedidos no âmbito deste Programa são atribuídos a título de comparticipação nas despesas ou encargos dos projetos.

Objetivos específicos do apoio financeiro

Apoiar os custos dos artistas intérpretes ou executantes relacionados nomeadamente com:

• Cachets
  • Viagens
  • Estadias
  • Alimentação
  • Transporte

Prazo de execução

As candidaturas apoiadas terão, obrigatoriamente, que finalizar o circuito de apresentações no prazo máximo de 12 meses a contar da data de notificação da atribuição do apoio. Note que só são admitidos a concurso projetos a realizar entre 21 de Junho de 2017 e 21 de Junho de 2018.

Calendário dos Concursos de 2016

Datas da 1.ª fase de candidatura: 15 de abril a 15 de maio 2016
Formulário para preenchimento do Relatório de Execução de Projeto: clique aqui
Formulário de Alteração de Projeto: clique aqui