Ação Cultural

No âmbito da sua missão, a Fundação GDA procura valorizar e dignificar o trabalho e as carreiras dos artistas – músicos, atores e bailarinos – através de programas de apoio e bolsas de formação nestas áreas artísticas.

As atividades e programas desenvolvidos no departamento de Ação Cultural constituem um dos aspetos nucleares do modo de intervenção da Fundação na sua missão de apoio aos artistas. O modelo assenta na redistribuição dos recursos alocados à Fundação pelo instituidor, tendo em vista providenciar meios de apoio à criação e produção de atividades artísticas e culturais, à promoção e ao reconhecimento da carreira profissional dos artistas, a nível nacional e internacional, e ao consequente desenvolvimento de oportunidades para o exercício da profissão artística.

O aviso de abertura e os regulamentos específicos de cada um dos concursos serão publicados com um mês de antecedência em relação às datas previstas para o início das candidaturas, neste website.

CONCURSOS DE APOIO DE 2018

REGULAMENTO GERAL

Clique aqui para descarregar

CALENDÁRIO DOS CONCURSOS

Apoio a Espetáculos de Teatro e Dança

Este programa visa apoiar a produção e apresentação pública de projetos nos domínios do teatro, da dança e dos cruzamentos disciplinares.
Datas de candidatura: 12 de fevereiro a 9 de março de 2018

Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete

Este programa visa apoiar projetos de edição fonográfica de intérprete suportando os custos relacionados com a gravação e produção de novas obras fonográficas.
Datas da 1.ª fase de candidatura: 12 a 30 de março de 2018
Datas da 2.ª fase de candidatura: 10 a 28 de setembro de 2018

Apoio à Circulação de Espetáculos

Este programa visa apoiar a apresentação pública de projetos de música, teatro e dança em Portugal e no estrangeiro, tendo em vista a circulação de espetáculos e artistas.
Datas da 1.ª fase de candidatura: 2 a 20 de abril de 2018
Datas da 2.ª fase de candidatura: 24 de setembro a 12 de outubro de 2018

Apoio a Bolsas de Qualificação e Especialização

Este programa visa estimular a especialização e formação contínua dos artistas intérpretes através da atribuição de bolsas de estudo com uma duração mínima de 3 meses e máxima de 1 ano.
Datas de Candidatura: 9 de abril a 4 de maio de 2018
Nota: Programa integrado no departamento de Formação e Desenvolvimento

Apoio a Curtas-metragens

Este programa visa apoiar a produção de curtas-metragens de ficção nacionais, tendo em vista a promoção e profissionalização do trabalho realizado pelos artistas intérpretes nestas obras.
Datas de candidatura: 23 de abril a 18 de maio de 2018

Notas

• Trinta (30) dias antes da abertura de cada concurso serão publicados no website da Fundação GDA o aviso de abertura e o regulamento específico de cada concurso.
  • No dia de abertura de cada concurso, estarão disponíveis no website da Fundação GDA os formulários de candidatura e os documentos de apoio necessários.

Para mais informações e esclarecimentos:

Cláudia Regina
Ação Cultural