#makethemost estará no Festival Artes à Vila, na Batalha

O projeto #makethemost, através do qual a Fundação GDA pretende aproximar a comunidade artística nacional dos instrumentos de financiamento europeu, terá a sua sexta edição, a 28 de junho, no Mosteiro da Batalha. A sessão decorrerá no âmbito do festival Artes à Vila. Numa ótica de dispersão territorial, a Fundação GDA levará, no dia 28 […]

O projeto #makethemost, através do qual a Fundação GDA pretende aproximar a comunidade artística nacional dos instrumentos de financiamento europeu, terá a sua sexta edição, a 28 de junho, no Mosteiro da Batalha. A sessão decorrerá no âmbito do festival Artes à Vila.

Numa ótica de dispersão territorial, a Fundação GDA levará, no dia 28 de junho, a sexta edição do seu projeto dedicado aos fundos europeus para as Artes e Cultura, #makethemost, à Batalha. A sessão terá lugar, entre as 10h00 e as 16h30, no Auditório do Mosteiro da Batalha, estando integrada no âmbito do festival Artes à Vila, que este ano ganhou o prémio de “Melhor Novo Festival” da Península Ibérica.

O objetivo mantém-se o mesmo de sempre: aproximar a comunidade artística nacional das fontes de financiamento europeu.

Lançado, há um ano, pela Fundação GDA, o projeto #makethemost pretende influenciar a motivação, o conhecimento e a capacidade de detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais portugueses, fomentando o diálogo e a troca de experiências numa dinâmica continuada, através da realização de sessões informais, em espaços culturais privilegiados.

Nesta sessão coordenada e moderada, como habitualmente, por Francisco Cipriano, consultor da Fundação GDA para a área dos Fundos Europeus, os participantes serão familiarizados com dois programas comunitários com vertentes vocacionadas para o financiamento de projetos culturais: o Programa Operacional Regional do Centro 2020 e o Programa Europa para os Cidadãos. Terão, além disso, oportunidade de ficar a conhecer quatro projetos apoiados por ambos os instrumentos financeiros.

Ao facilitar o acesso à informação sobre gestão de projeto e financiamento europeu, a Fundação GDA tem a ambição de incentivar a internacionalização e o desenvolvimento de iniciativas que reflitam o enorme talento dos artistas portugueses.

Neste contexto de diálogo, de troca de experiências e de apresentação de casos reais, será possível discutir a concretização de projetos no terreno e fomentar novas ideias que conduzam a mais oportunidades de financiamento para o setor cultural e criativo.

Esta iniciativa é levada a cabo em conjunto com as outras ações a cargo da Fundação GDA no domínio dos financiamentos europeus, incluindo as sessões de aconselhamento individuais, e tem como principal objetivo motivar os artistas pelo conhecimento, tendo em vista a maximização das oportunidades de financiamento para os seus projetos.

A participação é gratuita, mas, uma vez que os lugares disponíveis são limitados, carece de inscrição prévia, a efetuar no formulário que pode ser acedido AQUI.

Para mais informações, consulte a página desta sessão no site da Fundação GDA.