A Fundação GDA vai disponibilizar gratuitamente sessões de sensibilização e de divulgação sobre o Direito de Autor e Direitos Conexos em todo o território nacional. A recente parceria com as Direções Regionais de Cultura estreia-se esta sexta-feira, 24 de maio, em Faro.

A primeira sessão de sensibilização e de divulgação sobre o Direito de Autor e Direitos Conexos realizada no âmbito de parcerias estabelecidas entre a Fundação GDA e as Direções Regionais de Cultura, realiza-se esta sexta-feira, 24 de maio, na cidade de Faro.

Esta iniciativa decorrerá a partir das 14h30 no auditório da sede da Direção Regional de Cultura do Algarve (Rua Prof. António Pinheiro e Rosa, n.º 1).

Em alinhamento com a sua missão de valorização e dignificação do trabalho e das carreiras dos artistas – atores, bailarinos e músicos – bem como o seu desenvolvimento humano, cultural e social, a Fundação GDA tem vindo, ao longo dos últimos anos, a promover gratuitamente ações de sensibilização e de divulgação sobre o Direito de Autor e os Direitos Conexos.

Estas parcerias são mais um passo no sentido da realização de mais uma ambição em dar resposta às múltiplas solicitações apresentadas por agentes culturais e judiciais de todo o País, as quais têm vindo a ser sobejamente enviadas à GDA e à Fundação GDA.

Iniciativas como estas procuram igualmente responder às inquietações e dúvidas expressas pelas organizações culturais e artísticas, Escolas Superiores de Ensino Artístico e estruturas profissionais diversas, que se traduzem em oportunidades para a aquisição de conhecimentos sobre a legislação que regula os direitos da atividade artística.

Nestas sessões, orientadas por juristas especializados na área dos Direitos de Autor e Direitos Conexos, são exploradas e debatidas as questões fundamentais sobre este universo legal, de uma forma simples e acessível, e que pretende também desmistificar a complexidade inerente a estas temáticas.
Além das Direções Regionais de Cultura, a Fundação GDA mantém, neste domínio, outras parcerias com várias entidades na organização deste tipo de sessões, destacando-se o protocolo estabelecido em 2018 com a Ordem dos Advogados.

Estas sessões podem ser solicitadas à Fundação GDA pelas entidades interessadas em as realizar sem qualquer encargo, através deste formulário (clique no link).

Todos os pedidos serão analisados pela Fundação GDA, a qual confirmará a possibilidade da sua execução posteriormente.

No âmbito da parceria com as Direções Regionais de Cultura, estão previstas para os próximos meses várias sessões em diversos pontos do país, tendo em vista garantir a descentralização destas ações.

Direção Regional de Cultura do Algarve
24 de maio às 14h30